Desemprego aumenta no Amazonas e em mais 11 estados no 1º trimestre de 2025

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa de desemprego no Amazonas subiu de 8,3% para 10,1% no primeiro trimestre de 2025, em comparação com os últimos três meses de 2024. O estado registrou a segunda maior alta do país, atrás apenas do Piauí. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o levantamento, o desemprego cresceu em 12 das 27 unidades da federação no período analisado. Em outras 15, o índice se manteve estável. O maior aumento foi registrado no Piauí, que saltou de 7,5% para 10,2%.

Além do Amazonas, outros estados com alta expressiva foram Pará (de 7,2% para 8,7%), Ceará (de 6,5% para 8%) e Pernambuco, que passou de 10,2% para 11,6%, permanecendo como a unidade da federação com a maior taxa de desemprego do país.

Também apresentaram crescimento na desocupação:

• Minas Gerais (de 4,3% para 5,7%)

• Maranhão (de 6,9% para 8,1%)

• Rio Grande do Norte (de 8,5% para 9,8%)

Mato Grosso (de 2,5% para 3,5%)

• Paraná (de 3,3% para 4%)

• Rio Grande do Sul (de 4,5% para 5,3%)

Já as menores taxas de desocupação foram registradas em Santa Catarina (3%) e Rondônia (3,1%), ambas estáveis em relação ao trimestre anterior.

A Pnad Contínua é considerada a principal pesquisa do país para medir o desemprego, analisando a força de trabalho e os rendimentos da população em todo o território nacional.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Os ventos sopram com intensidade fraca a calma, predominando da direção sudeste, com variações do sul e do leste.
O apelo do padre repercutiu após a publicação de um vídeo em que ele critica o impacto das casas de apostas na vida das famílias brasileiras.
Desta vez, o espetáculo será no Sambódromo, conhecido por abrigar grandes eventos culturais e reunir multidões na capital do Amazonas.
O país registrou 2.523.267 nascimentos em 2023, contra 2.537.078 no ano anterior.
A situação também é crítica no Sistema de Proteção Social dos Militares, que trata das pensões e inatividades das corporações militares do estado.
Segundo o relatório, o ICMS representou em 2024 mais de 67% da receita tributária estadual e 16,8% da receita corrente total.
Apesar dos esforços das equipes, o quadro evoluiu para sepse grave associada à celulite, impedindo um desfecho positivo.
O senador destacou ainda outras ações de seu mandato no município.
Não existem mais publicações para exibir.