Edvaldo Magalhães destaca assinatura de documento entre Brasil e China para construção de ferrovia interoceânica, que passa pelo Acre

Edvaldo mencionou, ainda, que “a ferrovia vai garantir um transporte mais barato”. “O Acre precisa se preparar para este momento, desde já.

O deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) comemorou, nesta terça-feira (8/7), a assinatura do memorando de entendimentos entre governos do Brasil e da China, por meio de, respectivamente, a Infra S.A., vinculada ao Ministério dos Transportes, e a China Railway Economic and Planning Research Institute, para a construção da ferrovia interoceânica, que passará pelo Acre.

“A imprensa nacional destacou ontem algo que já vinha sendo debatido há algum tempo, pelo menos nos últimos dois anos, e que terá um impacto econômico transformador e, se houver capacidade instalada na gestão pública do estado do Acre, mesmo diante dos desacertos do governo, e se houver compreensão política dessa Casa, poderá se tornar numa grande oportunidade para o Acre”, disse.

O parlamentar disse que a assinatura do memorando não é uma ideia nova, “mas, a novidade do termo assinado é que as condições políticas e a realidade da nova geografia mundial impõem uma necessidade, de que essa ferrovia tenha que passar pelo estado do Acre, por isso digo que é a oportunidade dessa geração”.

Edvaldo mencionou, ainda, que “a ferrovia vai garantir um transporte mais barato”. “O Acre precisa se preparar para este momento, desde já. Quero fazer um chamamento à Assembleia. Sinceramente, eu não acredito na capacidade instalada no governo, hoje, para responder a um desafio deste tamanho, porque o estado hoje não consegue executar sequer o dinheiro de investimento de um orçamento para o outro. Vai completar sete anos que a execução orçamentária do Estado é vergonhosa, no tocante aos investimentos. Não acredito nessa capacidade. Mas, a Assembleia pode ser a promotora dessa discussão, a provocadora desse debate. Se a Aleac tiver esse olhar para o futuro, poderá trazer para este plenário e promover debates de alta qualidade técnica”, explicou.

Por Assessoria 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Os interessados devem consultar o edital e realizar a inscrição dentro do prazo.
O texto agora segue para sanção presidencial.
A iniciativa segue as diretrizes da Instrução Normativa SGP/MGI nº 122/2025, que determina ações de acolhimento e integração para servidores recém-ingressos no serviço público federal.
As investigações seguem em sigilo, e novas diligências já estão sendo articuladas para alcançar outros envolvidos.
Cerca de 90.994 famílias acreanas já estão sendo beneficiadas com as novas regras da tarifa social de energia elétrica, que garantem isenção total do pagamento pelo consumo de até 80
Com um investimento de mais de R$ 2,7 milhões, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), tornou realidade o Programa de Análise e Diagnóstico
O concurso Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) segue em andamento, e a convocação para a fase de avaliação de títulos
Um incêndio de grandes proporções atinge desde a manhã desta terça-feira, 09, uma extensa área de vegetação entre os bairros Defesa Civil e Caladinho, na parte alta de Rio Branco.
Não existem mais publicações para exibir.