Enfrentando o STF, maioria da bancada do Acre ajuda a suspender processo contra Bolsonaro

A decisão beneficia diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros 32 denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no mesmo inquérito.

Foto: Reprodução

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 07, um projeto que tenta sustar a ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por participação em uma suposta tentativa de golpe de Estado.

A decisão beneficia diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros 32 denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no mesmo inquérito. O texto foi aprovado por 315 votos a favor e 143 contra, em um movimento que expõe o embate direto entre o Congresso Nacional e o STF, que já deu sinais de que não irá acatar a medida. O texto não precisa passar pelo Senado. Logo após a aprovação, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), promulgou a proposta, que já passa a valer.

A bancada federal do Acre votou majoritariamente a favor da proposta. Dos oito deputados do estado, sete disseram “sim” à suspensão da ação penal. Apenas a deputada Meire Serafim (União Brasil) votou contra o projeto. Os votos favoráveis partiram de parlamentares dos partidos Republicanos, União Brasil e Progressistas, em sintonia com o apoio mais amplo dado pelos partidos do Centrão e da oposição ao ex-presidente.

A votação gerou repercussão nos bastidores do Congresso e foi interpretada por aliados de Bolsonaro como uma tentativa do Legislativo de frear o avanço das investigações conduzidas pelo Supremo. O argumento defendido por parlamentares favoráveis à proposta é que a inclusão de Ramagem e outros deputados fere o artigo 53 da Constituição, que trata da imunidade parlamentar. No entanto, para membros do STF, trata-se de uma interferência indevida nas atribuições do Judiciário.

Mesmo com a promulgação do projeto, a palavra final será do Supremo. Ministros da Corte já indicaram que a tentativa da Câmara de barrar o processo não terá efeito prático e que os autos seguirão o curso previsto no inquérito conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.
A arma de fogo foi o meio mais comum, empregada em 51,1% dos casos (23 ocorrências).
A discrepância ficou ainda mais evidente após a aprovação, nesta terça-feira, 6, de um projeto de lei que aumenta o número de deputados federais de 513 para 531.
Os tratores serão destinados a associações e cooperativas rurais selecionadas nos municípios de Acrelândia, Capixaba, Manoel Urbano, Plácido de Castro e Senador Guiomard.
O suspeito era considerado foragido e vinha sendo procurado há cerca de 30 dias, após a emissão de um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça da Comarca de Tarauacá.
O cardeal representa uma Igreja comprometida com as causas ambientais, como a defesa da Amazônia e sociais da região, como a proteção dos povos originários.
Como não houve decisão, continuará nesta quinta-feira (8).
O resultado diz respeito à primeira votação realizada pelos cardeais, que também é a única desta quarta.
Não existem mais publicações para exibir.