Se dependesse de nº de habitantes, Acre teria apenas dois deputados federais

A discrepância ficou ainda mais evidente após a aprovação, nesta terça-feira, 6, de um projeto de lei que aumenta o número de deputados federais de 513 para 531.

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Versão em áudio

O Acre é um dos estados que mais se beneficiam da regra constitucional que garante, no mínimo, 8 deputados federais por unidade da federação. Com uma população estimada em 800 mil pessoas em 2022, o Estado deveria ter apenas dois deputados, caso a distribuição das cadeiras na Câmara fosse feita de maneira estritamente proporcional à população brasileira.

A discrepância ficou ainda mais evidente após a aprovação, nesta terça-feira, 6, de um projeto de lei que aumenta o número de deputados federais de 513 para 531. A mudança atende a uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que mandou o Congresso atualizar a distribuição de cadeiras com base nos dados do Censo de 2022. Em vez de redistribuir os assentos atuais, os parlamentares decidiram aumentar o total de cadeiras para evitar que Estados menos populosos perdessem representação.

Na prática, porém, a distorção continua. O Acre mantém 8 cadeiras, quatro vezes mais do que teria se a divisão seguisse apenas o tamanho da população. A super-representação do Estado ocorre por conta do limite mínimo imposto pela Constituição, que determina que cada unidade da Federação deve ter entre 8 e 70 deputados, independentemente de seu número de habitantes.

Esse arranjo acaba favorecendo Estados menores, como Amapá e Roraima, que também deveriam ter apenas 2 cadeiras, e penalizando Estados mais populosos. São Paulo, por exemplo, com quase 46 milhões de habitantes, deveria ter 115 deputados, mas continuará com o teto de 70.

Com informações do Poder 360, Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A decisão beneficia diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros 32 denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no mesmo inquérito.
Os tratores serão destinados a associações e cooperativas rurais selecionadas nos municípios de Acrelândia, Capixaba, Manoel Urbano, Plácido de Castro e Senador Guiomard.
O suspeito era considerado foragido e vinha sendo procurado há cerca de 30 dias, após a emissão de um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça da Comarca de Tarauacá.
O cardeal representa uma Igreja comprometida com as causas ambientais, como a defesa da Amazônia e sociais da região, como a proteção dos povos originários.
Como não houve decisão, continuará nesta quinta-feira (8).
O resultado diz respeito à primeira votação realizada pelos cardeais, que também é a única desta quarta.
De acordo com o secretário da Casa Civil, Ney Willians Mazzarro, a mudança ocorreu por decisão do prefeito Zequinha Lima, atendendo a pedidos de famílias que desejavam passar o domingo
O comunicado foi feito pelo Departamento de Competições da FFAC, que solicitou que os clubes se organizem conforme o novo cronograma.
Não existem mais publicações para exibir.