Estimativa da safra no Acre salta para 188,5 mil toneladas

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última semana, coloca o Acre em destaque entre as principais variações absolutas positivas

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última semana, coloca o Acre em destaque entre as principais variações absolutas positivas nas estimativas da produção, em relação ao mês de abril e maio. Puxada pela soja, o estado acreano teve um aumento de 735 toneladas na estimativa de produção, saltando de 187,8 t para 188,5 t.

O principal aumento foi registrado na soja, saindo de 60,5 para 61,3 t, um aumento anual de 34,1%. A publicação também aponta elevação na área plantada, saindo de 64 para 64,3 hectares, figurando um campo de produção maior do que o registrado no ano passado, quando essa área era de 61,6 hectares.

As maiores produções seguem sendo de mandioca, com 469,7 t, seguida do milho (158,5 t) e banana (89,2 t).

Os números também apontam:

Arroz (casca) – 4, 4t;
Café (grãos) – 2,7 t;
Cana-de-açúcar – 11,3 t;
Feijão – 2,8 t;
Fumo – 41 t;
Laranja – 5,3 t
Soja – 61,3 t

Também foi divulgada a capacidade de armazenamento de cada unidade federativa. O Acre aparece com 21 estabelecimentos registrados, com capacidade 86,1 toneladas, sendo 12,9 t em estabelecimentos convencionais (sacarias) e outros 73,2 mil t em silos graneleiros.

“Esse crescimento fenomenal é fruto de um esforço coletivo e parcerias sólidas. O governo tem investido maciçamente para impulsionar os pequenos produtores, e a Secretaria está empenhada em oferecer todo o suporte necessário, desde assistência técnica até a compra da produção”, enfatizou José Luis Tchê, secretário de Estado de Agricultura, ao analisar o novo cenário em expansão.

O titular da pasta também avaliou que o agronegócio tem se tornado um potencial relevante para a economia do estado e a gestão tem fomentado cada vez esse setor. “Esses fatores têm trazido impactos econômicos fantásticos e a oferta por empregos está em alta, com oportunidades que vão desde operadores de máquinas até especialistas em tecnologia agrícola. Tenho absoluta certeza de que o Acre continuará brilhando e se destacando nesse cenário promissor e cheio de possibilidades”, garante.

Agência de Notícias do Acre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Como havia vencido o primeiro o jogo por 2 a 1, o Rubro-Negro venceu pelo placar agregado.
Até o momento, mais de 300 famílias foram diretamente afetadas, sendo que, nas margens dos rios Moa e Azul, 100% das residências já sofrem os impactos da cheia.
Residência sofreu danos estruturais e remoção de escombros exige maquinário pesado
O alerta permanece válido até as 10h da segunda-feira (17).
A cota de transbordamento foi superada às 16h40 de sábado, 15,quando o nível do rio chegou a 9,53m.
Nataly Helen Martins Pereira, de 25 anos, confessou à Polícia Civil que matou a grávida Emilly Azevedo Sena, de 16 anos, motivada pelo desejo de ficar com o bebê, após
Ação conjunta identificou loteamentos ilegais e desmatamento em área de assentamento em Acrelândia.
No primeiro jogo da final, o Flamengo venceu por 2 a 1 e largou na frente na disputa pelo bicampeonato.
Não existem mais publicações para exibir.