FAB intercepta avião do tráfico internacional de drogas na região amazônica

No entanto, diante da recusa do piloto em obedecer às ordens, medidas de intervenção foram adotadas.

Uma operação aérea realizada na manhã deste domingo (13) resultou na interceptação de uma aeronave usada pelo tráfico internacional de drogas na região amazônica. Caças A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) foram acionados para abordar um avião bimotor que entrou no espaço aéreo brasileiro de forma irregular, vindo do Peru.

A ação foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e contou com o apoio da Polícia Federal (PF) e do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), ligado à Polícia Militar do Mato Grosso. O avião interceptado era um modelo Seneca, de prefixo PT-RBC, que foi detectado por radares do CINDACTA IV por volta das 9h da manhã, ao ingressar em uma rota conhecida por ser usada por narcotraficantes.

Seguindo os protocolos de policiamento do espaço aéreo, os pilotos da FAB tentaram contato com o avião, realizando procedimentos como reconhecimento visual e interrogação. No entanto, diante da recusa do piloto em obedecer às ordens, medidas de intervenção foram adotadas.

A aeronave desceu e acabou colidindo com o solo em uma área remota, às margens do rio São Manoel, na divisa entre os estados do Mato Grosso e do Pará.

Agentes da Polícia Federal foram levados até o local por meio de um helicóptero H-60 Black Hawk da FAB. Na região, próxima à Aldeia Ariramba, dois cidadãos bolivianos foram presos. Nas imediações da aeronave acidentada, foram encontrados pacotes com substância análoga à maconha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A Expoacre Juruá 2025 promete atrair um público recorde, com atrações locais e nacionais.
Após a apreensão, o menor foi transferido em voo para Cruzeiro do Sul, onde ficará internado no Instituto Sócio Educativo (ISE), à disposição da Justiça.
A Polícia Civil está conduzindo a investigação para esclarecer as circunstâncias dos crimes.
Casais interessados em oficializar a união civil de forma gratuita têm até o dia 20 de junho para realizar a inscrição.
Durante a busca no imóvel, foram apreendidas uma espingarda calibre 36, três cartuchos intactos, uma garrucha e um socador de cartuchos.
Forças de segurança do Acre ganham reforço com formatura de operadores fluviais em Cruzeiro do Sul.
De acordo com as informações iniciais, a vítima estaria em uma embarcação de grande porte, atracada, quando sofreu um mal súbito e caiu na água.
Os resultados foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) e também estão disponíveis no site da banca organizadora, o Instituto Nosso Rumo.
Não existem mais publicações para exibir.