Governo federal reconhece situação de emergência em oito municípios do Acre

Os municípios em situação de emergência são: Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Rodrigues Alves e Santa Rosa do Purus.

O Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, reconheceu nesta segunda-feira, 24, a situação de emergência em oito municípios do Acre atingidos por inundações. A medida, publicada na Portaria nº 842/2025, foi assinada na última quinta-feira (20) pelo secretário substituto Rafael Pereira Machado e permite que as cidades afetadas tenham acesso a recursos e mecanismos federais de assistência.

Os municípios em situação de emergência são: Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Rodrigues Alves e Santa Rosa do Purus.

A decisão leva em consideração o Decreto nº 11.654/2025, do governo do Acre, que já havia declarado emergência no estado devido aos impactos das cheias. O reconhecimento federal segue a classificação do COBRADE (Código Brasileiro de Desastres) como “Inundação Gradual” (1.2.1.0.0).

Com a portaria, as prefeituras podem solicitar apoio logístico e financeiro para ações de socorro, assistência humanitária e reconstrução de infraestrutura danificada. O governo federal também fica autorizado a liberar verbas do Orçamento de Guerra e do Fundo de Defesa Civil, se necessário.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Prefeito Naudo Ribeiro e senador Sérgio Petecão garantem recursos para educação e infraestrutura de Jordão.
Apesar do recuo, o nível permanece acima da cota de alerta.
Há média probabilidade de chuvas fortes ao longo do dia.
Presidente reforçou o compromisso da Câmara Municipal com a educação do município.
A mulher e a droga foram levadas para a Delegacia de Polícia Civil.
A faixa etária predominante dos jogadores é de 16 a 25 anos, correspondendo a 67,3% dos amantes de jogos digitais.
Cerca de 120 mil contribuintes receberão R$ 253,88 milhões
Fiat Touro foi consumido pelas chamas no trecho entre Tarauacá e Feijó
Não existem mais publicações para exibir.