IMAC entrega equipamentos em Cruzeiro do Sul, reforça fiscalização ambiental no Juruá e anuncia ações para o verão amazônico

Foram entregues drones, computadores técnicos e equipamentos de apoio que serão utilizados pelas equipes de campo nas ações

Durante o fim de semana, o Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC) realizou a entrega de equipamentos na sede regional de Cruzeiro do Sul, com o objetivo de reforçar as ações de fiscalização, licenciamento e educação ambiental nos municípios do Vale do Juruá. A iniciativa faz parte do plano estratégico de atuação do órgão para o período de estiagem amazônica, quando aumenta o risco de queimadas e desmatamento.

Foram entregues drones, computadores técnicos e equipamentos de apoio que serão utilizados pelas equipes de campo nas ações em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e demais municípios da região. O investimento é resultado da articulação entre o Governo do Estado, por meio do IMAC, Assembleia Legislativa e prefeituras locais.

O diretor-presidente do IMAC, André Hassem, destacou que os equipamentos somam-se ao lançamento recente do novo sistema de licenciamento ambiental digital do Acre que permite ao produtor rural solicitar licenças de forma totalmente online, inclusive de regiões isoladas como Foz do Breu e Jordão. “Agora é possível emitir declarações ambientais de qualquer lugar, sem precisar se deslocar até uma sede do IMAC. Isso é um avanço para o empreendedor e para o meio ambiente”, afirmou.

Além da fiscalização, o IMAC inicia neste verão uma nova fase de ações de educação ambiental, voltadas à conscientização sobre o uso responsável do solo e a prevenção de queimadas. “Trabalhamos também com a orientação, chamando o produtor, o pecuarista e o empreendedor para perto da gestão ambiental. Nosso foco é garantir o equilíbrio entre produção e preservação”, disse Hassem.

O gerente regional do IMAC no Juruá, Lacione Maia, reforçou que a equipe já atua em campo e que as denúncias de queimadas ilegais resultam em responsabilizações. “Já registramos flagrantes em municípios da região. É importante que a população busque o licenciamento e evite práticas ilegais, porque hoje temos acesso em tempo real aos alertas de queimadas e desmatamento”, alertou.

O deputado estadual Nicolau Júnior, presidente da Assembleia Legislativa, acompanhou a entrega e elogiou os avanços do IMAC. “Esse novo sistema de licenciamento facilita a vida do produtor e permite o acesso ao crédito com mais agilidade. O Acre tem evoluído muito e de forma responsável. Vamos seguir apoiando iniciativas que promovam desenvolvimento com sustentabilidade”, destacou.

Jurua24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Alan Rick tem atuado no Congresso Nacional para ampliar o apoio às pessoas que convivem com doenças raras, por meio de projetos de lei voltados ao diagnóstico precoce
O resultado do laudo deve ficar pronto em prazo de 30 dias, segundo informou o médico legista e diretor do Instituto Médico Legal (IML) do Acre, Ítalo Maia.
As inscrições estão abertas até o dia 20 de junho de 2025 e devem ser realizadas exclusivamente por meio de formulário on-line.
Diante da gravidade do caso, a polícia pediu a prisão do suspeito, que foi decretada pelo Judiciário e cumprida ainda na cidade.
A confusão chamou atenção de populares que passavam pelo local e acabou sendo filmada por testemunhas.
Já Sudeste, Centro-Oeste e Sul têm os menores percentuais, respectivamente, 15,4%, 14,8% e 13%.
As forças de segurança de Rodrigues Alves seguem mobilizadas e realizam buscas intensas pela região.
Forças de segurança dão continuidade a operação em Marechal Thaumaturgo e somam novas apreensões.
Não existem mais publicações para exibir.