Esta quinta-feira (24) será de chuvas na maior parte do Brasil, embora haja registro também de clima ameno na região do Centro-Sul do Brasil. As chuvas devem surgir a partir de um centro de baixa pressão, que atua no Paraguai, e originam até uma possível ocorrência de granizo em Mato Grosso do Sul e oeste do Paraná e de Santa Catarina. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há alerta amarelo de chuvas para ao menos 21 estados, além do Distrito Federal. Entre os estados em alerta está o Acre.
Dois alertas na escala laranja, de “perigo”, indicam chuvas intensas de até 100 mm/dia em parte do litoral do Pará e Maranhão, além de Mato Grosso do Sul e Paraná. O órgão alerta para risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Outros dois avisos amarelos, de “perigo potencial”, em menor escala, alertam para chuvas de até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h. Apesar das notificações, segundo a especialista, o clima deve ser ameno na maior parte do Sudeste e Sul do país. No Nordeste, as temperaturas serão altas, com pouca probabilidade de chuva.
A recomendação do Inmet é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas.
O Inmet alerta para que, em caso de tempestades, quem estiver na rua deve permanecer em local abrigado e, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido ao leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água, envoltos em sacos plásticos.