Justiça Federal nega pedido do MPF e autoriza avaliação da Petrobras na Foz do Amazonas

O Bloco FZA-M-59 foi concedido à estatal em 2013 por meio de leilão da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

A 1ª Vara Federal do Amapá negou, nesta segunda-feira (7), o pedido do Ministério Público Federal (MPF) para suspender a Avaliação Pré-Operacional (APO) da Petrobras no processo de licenciamento ambiental do Bloco FZA-M-59, localizado na Bacia da Foz do Amazonas. A área está situada a aproximadamente 175 quilômetros da costa do estado.

Na decisão, a Justiça reforça que a realização da avaliação deve ocorrer com respaldo técnico e jurídico, conforme indicado em despacho emitido anteriormente pelo presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que apoiou a continuidade dos testes na Margem Equatorial.

A sentença também determina que qualquer reunião entre a Petrobras e povos indígenas, bem como o acesso da empresa e de seus representantes a territórios indígenas, deve contar obrigatoriamente com a presença da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

O navio-sonda NS-42, já posicionado na região, aguardava a decisão judicial para iniciar a movimentação até o bloco. Embora o Ibama já tivesse liberado os testes, a Petrobras optou por aguardar uma confirmação oficial para dar prosseguimento à operação.

O Bloco FZA-M-59 foi concedido à estatal em 2013 por meio de leilão da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Os interessados devem consultar o edital e realizar a inscrição dentro do prazo.
O texto agora segue para sanção presidencial.
A iniciativa segue as diretrizes da Instrução Normativa SGP/MGI nº 122/2025, que determina ações de acolhimento e integração para servidores recém-ingressos no serviço público federal.
As investigações seguem em sigilo, e novas diligências já estão sendo articuladas para alcançar outros envolvidos.
Cerca de 90.994 famílias acreanas já estão sendo beneficiadas com as novas regras da tarifa social de energia elétrica, que garantem isenção total do pagamento pelo consumo de até 80
Com um investimento de mais de R$ 2,7 milhões, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), tornou realidade o Programa de Análise e Diagnóstico
O concurso Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) segue em andamento, e a convocação para a fase de avaliação de títulos
Um incêndio de grandes proporções atinge desde a manhã desta terça-feira, 09, uma extensa área de vegetação entre os bairros Defesa Civil e Caladinho, na parte alta de Rio Branco.
Não existem mais publicações para exibir.