Lula disse que a China teve papel ‘decisivo’ no projeto da nova rota ferroviária que ligará o Acre ao Pacífico

A ideia, segundo o governo federal, é transformar esse corredor em um eixo logístico estratégico para exportações.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o apoio da China será “decisivo” para tirar do papel obras estruturantes como rodovias, ferrovias, portos e linhas de transmissão. A declaração foi feita em novembro do ano passado, durante visita oficial a Pequim. Os dois países assinaram um memorando nesta segunda-feira (7), para viabilizar o chamado corredor ferroviário bioceânico, que começa no Acre e vai até o porto de Chancay, no Peru.

A parceria foi firmada entre a Infra S.A., vinculada ao Ministério dos Transportes, e o instituto estatal China Railway Economic and Planning Research Institute. O objetivo é aprofundar os estudos técnicos para construção da ferrovia, que pretende conectar os oceanos Atlântico e Pacífico e abrir uma nova rota comercial entre o Brasil e a Ásia.

A ferrovia passará por três estados brasileiros — Acre, Rondônia e Mato Grosso — e será integrada a outros modais, como rodovias, hidrovias, portos e aeroportos. A ideia, segundo o governo federal, é transformar esse corredor em um eixo logístico estratégico para exportações.

“A viabilidade econômica desses projetos depende da capacidade de coordenação de nossos países para conferir a essas iniciativas escala regional”, disse Lula.

Além da ferrovia bioceânica, o entendimento entre os dois países também abrange iniciativas do Novo PAC, da Nova Indústria Brasil (NIB) e do Plano de Transformação Ecológica — todos voltados à modernização da infraestrutura e ao desenvolvimento sustentável.

Segundo o Ministério dos Transportes, a ferrovia entre o Acre e o Pacífico pode se tornar a espinha dorsal de uma nova rota comercial bioceânica, capaz de reposicionar o Brasil no cenário global e ampliar significativamente as exportações brasileiras para o mercado asiático.

A construção da ferrovia também se insere em um conjunto de cinco rotas que conectam o Brasil aos países vizinhos da América do Sul, sendo a Rota 3, chamada de “Quadrante Rondon”, a que envolve diretamente o Acre.

Por Contilnet 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Os interessados devem consultar o edital e realizar a inscrição dentro do prazo.
O texto agora segue para sanção presidencial.
A iniciativa segue as diretrizes da Instrução Normativa SGP/MGI nº 122/2025, que determina ações de acolhimento e integração para servidores recém-ingressos no serviço público federal.
As investigações seguem em sigilo, e novas diligências já estão sendo articuladas para alcançar outros envolvidos.
Cerca de 90.994 famílias acreanas já estão sendo beneficiadas com as novas regras da tarifa social de energia elétrica, que garantem isenção total do pagamento pelo consumo de até 80
Com um investimento de mais de R$ 2,7 milhões, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), tornou realidade o Programa de Análise e Diagnóstico
O concurso Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) segue em andamento, e a convocação para a fase de avaliação de títulos
Um incêndio de grandes proporções atinge desde a manhã desta terça-feira, 09, uma extensa área de vegetação entre os bairros Defesa Civil e Caladinho, na parte alta de Rio Branco.
Não existem mais publicações para exibir.