Maio marca queda acentuada nas chuvas e chegada de ondas polares no Acre

Os dados são do meteorologista, Davi Friale, do Portal O Tempo Aqui.

Foto: Sérgio Vale

O mês de maio trouxe mudanças no clima do Acre. Tradicionalmente marcado pela redução das chuvas e pela intensificação das ondas de frio, o período aparece por um cenário mais seco e temperaturas mais amenas, especialmente na capital Rio Branco e nas regiões do vale do rio Acre. Os dados são do meteorologista, Davi Friale, do Portal O Tempo Aqui.

Segundo dados históricos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média pluviométrica em Rio Branco cai quase pela metade em relação ao mês de abril, passando de 204,3 milímetros para 98,7 mm em maio. Além da seca, outro destaque de maio são as ondas de frio polar que passam a atuar com mais frequência.

De acordo com o boletim, essas massas de ar frio atingem principalmente o leste e o sul do estado, provocando quedas acentuadas nas temperaturas.

Com a possível chegada de massas de ar polar, é esperado que as temperaturas fiquem ligeiramente abaixo da média, com possibilidade de ocorrência da primeira friagem do ano antes do dia 15. A friagem, fenômeno característico da Amazônia Ocidental, costuma trazer dias mais frescos e noites frias, marcando a transição para o período menos chuvoso.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Aplicativo de mensagens só continuará rodando em aparelhos com sistema operacional iOS 15.1 ou superior
De acordo com o Inmet, a previsão é de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 mm por dia, acompanhadas de ventos fortes entre
As provas destinadas a quem busca certificação do ensino fundamental e médio serão aplicadas em 3 de agosto, em todos os estados e no Distrito Federal.
O religioso, que atua na Assembleia de Deus Avivamento Profético (Adap), poderá frequentar a igreja e atuar como pastor, mas sem expor publicamente as atividades.
Durante a abordagem, os policiais perceberam que um objeto foi arremessado por uma das janelas da casa.
No entanto, o governador fez mistério quanto ao local das apresentações.
Já os serviços essenciais, como hospitais, unidades de emergência e delegacias, continuam operando normalmente.
O líder do partido na Câmara, Mário Heringer (PDT-RS), já havia admitido essa possibilidade em entrevista à CNN.
Não existem mais publicações para exibir.