MPF do Acre apura critérios de inscrição de indígenas no Enare 2025

A recomendação deve ser cumprida no prazo de até 30 dias.

A Procuradoria da República no Acre instaurou nesta sexta-feira, 11, um inquérito civil para apurar possíveis irregularidades no Edital nº 05/2025 do Exame Nacional de Residência (Enare), promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A medida foi publicada no Diário Eletrônico do Ministério Público Federal (DMPF-e) desta sexta-feira (11).

Segundo o MPF, o processo investiga exigências consideradas excessivas ou inconstitucionais para candidatos indígenas que desejam concorrer às vagas reservadas nos programas de residência multiprofissional e uniprofissional da saúde.

O edital em questão prevê que o candidato indígena deve apresentar, além da autodeclaração e da declaração de pertencimento étnico emitida por lideranças indígenas, pelo menos um dos seguintes documentos: registro civil com identificação étnica, certidão da Funai, comprovante de residência em território indígena ou certidão de nascimento com local de nascimento em área indígena.

Para o Ministério Público Federal, as exigências violam o ordenamento jurídico brasileiro ao restringir indevidamente o direito à autoidentificação e ao reconhecimento pela própria comunidade, critérios já consolidados na Constituição, na Convenção nº 169 da OIT e na legislação nacional.

O procurador da República Luidgi Merlo Paiva dos Santos, responsável pela portaria, determinou a instauração do inquérito por um ano e expediu recomendação à Ebserh e à Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do certame. O MPF pede: A suspensão imediata do andamento do processo seletivo; a retificação do subitem 7.3.3 do edital, eliminando a obrigatoriedade de documentos adicionais como os exigidos atualmente e a reabertura do prazo para inscrição e isenção da taxa, especificamente para candidatos indígenas.

A recomendação deve ser cumprida no prazo de até 30 dias. O MPF reforça que apenas a autodeclaração e o reconhecimento da comunidade indígena são suficientes para validar a identidade étnica dos candidatos.

Por Ac24horas 

Veja também

Para a ex-primeira-dama, uma ponte de menos de 100 metros de extensão poderia transformar a realidade de centenas de moradores.
A celebração atrai também visitantes de diferentes regiões do Brasil e de outros países, interessados em vivenciar e respeitar a cultura viva dos povos originários da floresta.
Chico precisa de um local onde possa receber amor, atenção e cuidados especiais, algo que nunca teve de forma digna.

O estado do Acre foi contemplado com 110 vagas no Projeto Nós na Rede, iniciativa do Departamento de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Desmad), do Ministério da Saúde, em

A fase final dos Jogos Escolares 2025 será concluída com o torneio de vôlei de praia, encerrando mais uma edição marcada pela participação ativa das escolas e pelo incentivo ao
O grupo pede que sejam adotadas medidas urgentes para tornar o retorno dos pacientes mais ágil e humanizado, garantindo respeito ao processo de recuperação e à dignidade das pessoas atendidas
O registro foi feito instantes antes dos enfermeiros acionarem o “código azul”, protocolo utilizado em casos de parada cardiorrespiratória.
Os dados mostram que, na Comunidade Santa Luzia, foram mecanizados 43 hectares; no Ramal 3, 49 hectares; e na estrada 307, foram 76 hectares.
Não existem mais publicações para exibir.