MPF firma acordo com Cruzeiro do Sul para recuperação de área degradada pela extração ilegal de argila

Termo de Ajustamento de Conduta inclui ações de recuperação ambiental e o compromisso de evitar novas infrações em área de relevante interesse ecológico.

O Ministério Público Federal (MPF) firmou um acordo com o município de Cruzeiro do Sul (AC) para a recuperação de uma área degradada pela extração irregular de argila. O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) prevê medidas para evitar novas infrações ambientais e reparar os danos já causados aos 4,78 hectares, situado na Área de Relevante Interesse Ecológico Japiim Pentecoste, no Acre.

A investigação teve início a partir de fiscalização da Agência Nacional de Mineração (ANM), que identificou a extração irregular do recurso mineral em área próxima à Arena Juruá, sem título minerário e sem licenciamento ambiental. De acordo com o Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), estima-se que foram retirados cerca de 95 mil metros cúbicos de argila do solo.

Com a assinatura do TAC, o município se compromete a não realizar novas extrações sem as devidas autorizações e a apresentar, no prazo de 90 dias, um Plano de Recuperação de Área Degradada (Prad), que deverá incluir ações de recomposição da vegetação e monitoramento ambiental. O custo estimado para a regeneração natural da área é de aproximadamente R$ 126 mil.

O compromisso foi firmado pelo procurador da República André Luiz Porreca Ferreira Cunha e pelo procurador-geral do município, Waner Raphael de Queiroz Sanson. O descumprimento das obrigações poderá resultar na conversão da recuperação ambiental em indenização e no ajuizamento de ação civil pública pelo MPF.

A assinatura do acordo encerra o Inquérito Civil nº 1.10.000.000900/2024-31, instaurado para apurar os danos ambientais decorrentes da extração mineral irregular. O MPF continuará acompanhando a implementação das medidas previstas no TAC para garantir a efetiva recuperação da área degradada.

Por A Gazeta do Acre 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

documento propõe uma série de medidas que pretendem coibir fraudes, aumentar a transparência e garantir igualdade de condições para os milhões de candidatos
obra foi publicada pela Editora Appris, com distribuição em todo o Brasil, e já está disponível para compra nos sites da editora, Amazon, Magalu e nas principais plataformas de livrarias
A prisão ocorreu na comunidade Vila Santa Luzia, localizada na zona rural do município.
Durante o interrogatório, os menores afirmaram ter adquirido a droga por R$ 2 mil, utilizando recursos do programa social federal “Pé-de-Meia”. Disseram ainda que seria para consumo próprio.
De acordo com Natan, a meta é atingir todas as escolas da rede estadual, mesmo que algumas visitas sejam remanejadas para o ano seguinte.
A formação teve como foco o combate ao trabalho infantil, a profissionalização de adolescentes e a promoção da saúde e segurança no ambiente escolar.
O que era para ser uma travessia tranquila de gapó , termo regional usado para descrever pequenos igarapés ou áreas alagadas na floresta, acabou se transformando em um verdadeiro banho.
O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (8) que Robert Prevost foi eleito papa. Ele escolheu o nome Leão XIV.
Não existem mais publicações para exibir.