Mutirão ambiental leva serviços de regularização a produtores rurais do Juruá

O cronograma do mutirão segue até sexta-feira (11), encerrando em Rodrigues Alves.

Nesta terça-feira (8), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), em parceria com o Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC) e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), iniciou uma série de mutirões de regularização ambiental na região do Vale do Juruá. As ações ocorrem em três municípios: Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

O objetivo é oferecer, de forma gratuita, serviços relacionados ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), retificações cadastrais, adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) e esclarecimentos sobre licenciamento ambiental. Segundo Cláudio Cavalcanti, chefe do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental da SEMA, a ação busca aproximar o Estado dos produtores rurais, facilitando o acesso à regularização fundiária e ambiental.

“Essa é uma oportunidade para que o produtor conheça a situação do seu imóvel e busque a regularização. Não se trata de fiscalização, mas sim de apoio técnico e informativo. Muitos declararam o CAR há mais de 10 anos e hoje precisam atualizar essas informações”, destacou Cavalcanti.

Em Cruzeiro do Sul, o mutirão acontece no auditório do Ministério Público. Já em Mâncio Lima, a ação será realizada em uma escola do centro da cidade, e em Rodrigues Alves, na Câmara Municipal. Os eventos contam com o apoio do IPAM, que mobiliza sindicatos e associações locais para garantir ampla participação dos produtores.

A pesquisadora Jarlene Gomes, do IPAM, reforça que a regularização ambiental é essencial para garantir o acesso a políticas públicas e à preservação ambiental.

“Sem floresta, não há água, e sem água não há produção. Quando o produtor está regularizado, ele pode acessar crédito, vender seus produtos em mercados institucionais e garantir uma melhor qualidade de vida”, afirmou.

Além das orientações e atendimentos, os mutirões também integram atividades de capacitação para técnicos, gestores e produtores sobre os instrumentos de regularização ambiental previstos no Código Florestal.

O cronograma do mutirão segue até sexta-feira (11), encerrando em Rodrigues Alves. Para ser atendido, o produtor deve levar documentos pessoais, documentação do imóvel e, se tiver, o mapa e memorial descritivo da propriedade.

Redação Juruá24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Os interessados devem consultar o edital e realizar a inscrição dentro do prazo.
O texto agora segue para sanção presidencial.
A iniciativa segue as diretrizes da Instrução Normativa SGP/MGI nº 122/2025, que determina ações de acolhimento e integração para servidores recém-ingressos no serviço público federal.
As investigações seguem em sigilo, e novas diligências já estão sendo articuladas para alcançar outros envolvidos.
Cerca de 90.994 famílias acreanas já estão sendo beneficiadas com as novas regras da tarifa social de energia elétrica, que garantem isenção total do pagamento pelo consumo de até 80
Com um investimento de mais de R$ 2,7 milhões, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), tornou realidade o Programa de Análise e Diagnóstico
O concurso Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) segue em andamento, e a convocação para a fase de avaliação de títulos
Um incêndio de grandes proporções atinge desde a manhã desta terça-feira, 09, uma extensa área de vegetação entre os bairros Defesa Civil e Caladinho, na parte alta de Rio Branco.
Não existem mais publicações para exibir.