Níveis dos rios no Acre apresentam vazante, mas previsão é de mais chuvas nos próximos dias

Dados da Defesa Civil do Estado do Acre mostram que a maioria dos rios da região apresentou sinais de vazante nos últimos dias.

Dados da Defesa Civil do Estado do Acre mostram que a maioria dos rios da região apresentou sinais de vazante nos últimos dias, embora a previsão seja de chuvas intensas para esta semana. Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá registrou uma baixa significativa, passando de 10,11m para 9,69m em 24 horas, uma redução de mais de 30cm.

O Rio Tarauacá, em Tarauacá, manteve-se estável nas últimas duas semanas, com níveis variando entre 5 a 7m. A cota atual é de 5,87m, ainda distante da cota de alerta de 8,50m.

Em Feijó, o Rio Envira também apresentou vazante. Pela manhã, a cota era de 7,44m, comparada aos 7,96m registrados no dia anterior, marcando uma diminuição de mais de 50cm em 24 horas. Já em Manoel Urbano, o Rio Purus teve uma queda expressiva de mais de um metro nas últimas 24 horas, com a cota atual em 7,87m. Em Sena Madureira, o Rio Iaco começou a baixar após um período de elevação. Nas últimas 24 horas, o nível reduziu em mais de 90cm, alcançando 9,70m.

Situação do Rio Acre

O Rio Acre, em toda a sua extensão que abrange os municípios de Brasileia, Xapuri, Capixaba e Rio Branco apresentou vazante. No entanto, devido às chuvas intensas nas últimas 24 horas, principalmente na região do Baixo Alto Acre, espera-se uma estabilização nos níveis e possível aumento nas próximas horas.

O Riozinho do Rola, afluente que impacta diretamente o nível do Rio Acre na capital, registrou uma subida significativa, alcançando 10,99m. Já em Rio Branco, o Rio Acre marcou 10,32m na última medição, após uma breve estabilização.

O coordenador da Defesa Civil, coronel Carlos Batista, afirmou que todo o sistema estadual de proteção e defesa civil está em prontidão 24 horas. Desde dezembro, foram realizadas diversas reuniões com coordenadorias municipais e gestores que concluíram o plano de contingência estadual.

“Estamos acompanhando todos os níveis dos nossos rios em contato direto com as defesas civis municipais. Aqui na capital, monitoramos a situação de todos os igarapés para, caso haja transbordamento, apoiar de imediato a Defesa Civil de Rio Branco no que for necessário”, destacou o coronel.

Por A Gazeta do Acre 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Imet aponta chuvas no Sul, calorão no Sudeste com até 37º no Rio e temporais na região nesta quarta-feira.
Cameli exonerou Tony da Rocha Roque do cargo de Diretor de Desenvolvimento Regional do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre).
O Fies contou com 493.002 inscrições. Estudantes têm até sexta-feira para complementar o cadastro.
Maysa já reside em São Paulo há dois anos, período em que se destacou no mundo da moda, construindo uma carreira sólida como modelo profissional.
A vítima ficou gravemente ferida e só não foi morta no local porque vizinhos intervieram e conseguiram imobilizar o agressor até a chegada da polícia.
Medida foi publicada nesta quarta-feira no Diario Oficial.
Levantamento com base nos valores durante o mês de janeiro mostra que valor chegou, em média, a R$ 1.888 por metro quadrado, pouco menos de R$ 5 que o custo
A previsão é do portal O Tempo Aqui.
Não existem mais publicações para exibir.