Polícia Civil Prende Homem em Flagrante Por Agredir Companheira em Marechal Thaumaturgo 

O delegado informa que as medidas administrativas já estão sendo realizadas e será comunicado à justiça.

Na tarde desta terça-feira (3), por volta das 18 horas, a Polícia Civil de Marechal Thaumaturgo prendeu em flagrante um homem por violência doméstica. De acordo com o delegado da Polícia Civil, Lindomar Ventura, a vítima foi agredida pelo companheiro, que desferiu um soco em seu rosto. Após a violência, a vítima procurou a delegacia e rapidamente os policiais prenderam o autor do crime. 

O delegado informa que as medidas administrativas já estão sendo realizadas e será comunicado à justiça. “Foi feita a prisão do autor logo após o cometimento, e neste caso, é um flagrante bem completo porque tem todas as evidências da violência no rosto da vítima, com um inchaço no rosto. A prisão foi feita logo depois, então esse é um caso em que o flagrante, nós  já estamos trabalhando nele e daqui a pouco será comunicado à justiça”, explica. 

Lindomar ainda explica uma mudança na lei em caso de ameaça ou violência, tornando mais rígida a lei de segurança da mulher. “No caso de ameaça não será mais preciso a representação criminal por parte da vítima. Ou seja, se ficou evidente que houve ameaça nós temos que proceder e fazer o procedimento independente da vontade da vítima.”

A pouco mais de um mês, houve a promulgação da  Lei  14.994/2024 que trouxe mudanças importantes para o combate à violência de gênero no Brasil. A Lei aumentou as penas para crimes de lesão corporal, ameaça e crimes cometidos por razões de gênero, além do endurecimento das regras para os agressores. Devido o endurecimento da Lei, o feminicídio passou a ser tratado como crime específico, e não mais apenas como homicídio, sendo incluído no rol dos crimes hediondos. 

“Basicamente o que foi modificado foi o aumento da pena para os casos de ameaça e de lesão corporal. E, com esse aumento da pena, no caso de lesão corporal, não há mais possibilidade de arbitrar fiança na delegacia”, informou o delegado Lindomar.

Com a rigidez das penas devido a modificação da Lei, a pena pode ser aumentada significativamente, chegando a até 60 anos em alguns casos, como por exemplo, gestação da vítima ou descumprimento de medidas protetivas. 

O crime de lesão corporal motivada por gênero, passou de detenção (3 meses a 3 anos) para reclusão (2 a 5 anos). Os crimes contra a honra como injúria, calúnia e difamação, a pena foi duplicada se cometido contra mulheres por razões de gênero. Em caso de ameaça, a pena é dobrada em caso de recorrência. Alterações na Lei de Execução Penal:

As alterações na Lei de Execução Penal endurecem não apenas a pena, mas as circunstâncias da prisão. Pode ocorrer a proibição de visitas íntimas para condenados por violência contra a mulher, além da transferência de presos para longe da residência da vítima e também a progressão de regime ficou mais rigoroso, exigindo cumprimento de 55% da pena sem direito ao livramento condicional.

Redação Juruá24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Os interessados devem consultar o edital e realizar a inscrição dentro do prazo.
O texto agora segue para sanção presidencial.
A iniciativa segue as diretrizes da Instrução Normativa SGP/MGI nº 122/2025, que determina ações de acolhimento e integração para servidores recém-ingressos no serviço público federal.
As investigações seguem em sigilo, e novas diligências já estão sendo articuladas para alcançar outros envolvidos.
Cerca de 90.994 famílias acreanas já estão sendo beneficiadas com as novas regras da tarifa social de energia elétrica, que garantem isenção total do pagamento pelo consumo de até 80
Com um investimento de mais de R$ 2,7 milhões, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), tornou realidade o Programa de Análise e Diagnóstico
O concurso Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) segue em andamento, e a convocação para a fase de avaliação de títulos
Um incêndio de grandes proporções atinge desde a manhã desta terça-feira, 09, uma extensa área de vegetação entre os bairros Defesa Civil e Caladinho, na parte alta de Rio Branco.
Não existem mais publicações para exibir.