Rio Juruá volta a subir e se aproxima da cota de transbordo em Cruzeiro do Sul

Em março, o rio já havia transbordado, atingindo 13,79 metros e desabrigando 34 famílias em Cruzeiro do Sul.

O nível do Rio Juruá voltou a subir e já atinge a cota de alerta em Cruzeiro do Sul. Na manhã desta segunda-feira (7), o rio marcou 12 metros e 36 centímetros, apenas 64 centímetros abaixo da cota de transbordamento, que é de 13 metros.

Segundo a tenente Daniela Marques, subcomandante do Corpo de Bombeiros, o volume é resultado das chuvas na região do Breu, no Peru. Apesar de o local ter registrado uma leve vazante no fim de semana, as chuvas continuam intensas nos municípios de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, o que pode impactar o nível do rio nos próximos dias.

“Possivelmente, o Rio Juruá pode ultrapassar novamente os 13 metros. A previsão é de que esse volume de água chegue à nossa região nos próximos três dias”, explicou a tenente.

Em março, o rio já havia transbordado, atingindo 13,79 metros e desabrigando 34 famílias em Cruzeiro do Sul.

Diante do novo cenário, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil retomaram o monitoramento intensivo do nível do rio, agora sendo feito a cada três horas.

“A gente havia reduzido a frequência do acompanhamento, mas, com essa nova elevação, voltamos a fazer o monitoramento em tempo real para acompanhar a situação”, completou Daniela Marques.

As autoridades alertam a população ribeirinha para que fiquem atentas a possíveis orientações e reforçam que equipes já estão de prontidão para atuar em caso de novas ocorrências.

Jurua24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A montagem, interpretada pelo ator Victor Onofre, natural de Cruzeiro do Sul (AC), será apresentada em nove estados brasileiros entre abril e outubro deste ano.
Apesar do impacto e do susto causado pela batida, o acidente resultou apenas em danos materiais e ferimentos leves.
Acidente ocorreu próximo à entrada da unidade penal; motociclista foi socorrido pelo SAMU com escoriações e dores pelo corpo
Vítima seria “julgada” e morta por grupo criminoso na Vila Lagoinha; três pessoas foram presas em flagrante
Acidente aconteceu no cruzamento da Rua Floriano Peixoto com a Avenida Leopoldo de Bulhões; vítimas foram socorridas pelo SAMU
Na tentativa de impedir o roubo da arma que portava, Raimundo foi morto a tiros por criminosos que invadiram a escola enquanto ele trabalhava.
Com mais de 60 metros de altura e raízes imensas, árvore milenar desafia exploração madeireira e se torna símbolo de resistência da floresta amazônica.
Medida inovadora integra sistema de justiça, saúde pública e responsabilidade social no Vale do Juruá
Não existem mais publicações para exibir.