Rodrigues Alves realiza primeiro torneio de Baladeira da região

A competição será dividida em três modalidades: infantil, adulto masculino e feminino. Os vencedores receberão troféu e um valor em dinheiro.

Rodrigues Alves, interior do Acre, vai sediar o primeiro torneio de Baladeira (estilingue) da região, uma brincadeira tradicional que consiste em atirar bolinhas de barro com uma arma de madeira e elástico. O evento está sendo organizado pelo professor de educação física Léo Mello, que já vem realizando outras atividades culturais e esportivas na zona rural do município.

O torneio tem previsão para acontecer no dia 28 de janeiro, na ponte do Igarapé Grande, na comunidade 13 de Maio, zona rural da cidade. A competição será dividida em três modalidades: infantil, adulto masculino e feminino. Os vencedores receberão troféu e um valor em dinheiro.

Segundo o organizador, a ideia do projeto é resgatar as brincadeiras antigas da região, que estão sendo esquecidas pelas novas gerações. “A gente estava pensando em fazer um torneio de peteca, de pinhão, assim. Só que, como a gente tá num período de férias, e isso aí é mais voltado pra área infantil. Então, como essa prática é constante, aí a gente vai fazer aqui pela primeira vez em Rodrigues Alves”, explicou Léo Mello.

Ele também destacou que o evento é mais voltado para a zona rural, que é mais carente de atividades de lazer e cultura. “No local que a gente vai fazer é na zona rural. Porque a zona rural é mais carente dessas coisas. E a gente já fez algumas atividades lá no 13 de Maio. E foi sucesso de público. Rodrigues Alves é um município rural, 70% da população é na zona rural e as pessoas gostam disso”, afirmou.

O torneio de Baladeira é uma iniciativa que visa valorizar a cultura local, promover a integração entre as comunidades e incentivar a prática esportiva.

Jurua24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Segundo informações de moradores, ele foi punido por membros de um grupo criminoso após roubar as galinhas.
A missa foi presidida pelo cardeal italiano Angelo Comastri, a pedido do papa. A homilia, no entanto, foi preparada pelo pontífice, segundo o Vaticano.
Dando um mísero passo à frente, algumas lideranças dos povos originários olham com impaciência para esse debate sobre os padrões: consideram-no ultrapassado, embora essencialmente verdadeiro.
A tradição dos ovos, embora não tenha origem cristã, acabou sendo associada ao período pascal e popularizada pelo apelo comercial ao longo do tempo.
A atuação do GIRO e das demais equipes da Polícia Militar reforça o compromisso com a segurança pública e a eficiência no combate ao crime em Cruzeiro do Sul.
Mestre Benna é graduado em evento que celebra a força da capoeira em Cruzeiro do Sul
As buscas continuam para localizar o quarto integrante.
Não existem mais publicações para exibir.