Sebrae destaca produtos com Indicação Geográfica na Expoacre Juruá 2025: açaí de Feijó e farinha do Juruá ganham visibilidade

O espaço do Sebrae na Expoacre Juruá segue até o domingo (6), com exposição, degustação e vendas de produtos regionais certificados, além de orientação e atendimento aos empreendedores locais.

Na Expoacre Juruá 2025, o Sebrae tem cumprido um papel essencial na valorização dos produtos regionais com certificação de procedência. Entre os destaques, estão o açaí de Feijó e a farinha de Cruzeiro do Sul, os únicos dois produtos do Acre que possuem o selo de Indicação Geográfica (IG), reconhecimento que garante a autenticidade, origem e qualidade de itens tradicionais da região.

Segundo Laís Mappes, gerente do escritório regional do Sebrae no Juruá, Tarauacá e Envira, o espaço do Sebrae na feira tem como objetivo reforçar a importância desses produtos, além de fortalecer as cooperativas envolvidas na cadeia produtiva. “O açaí de Feijó já é conhecido em todo o Brasil, assim como a farinha do Juruá. Nosso trabalho agora é estruturar ainda mais essas cadeias produtivas, por meio de ações de gestão, consultorias e capacitações, para que esses produtos ganhem prateleiras em todo o país e, futuramente, no mundo”, afirmou.

Laís explicou que no dia 8 de agosto, o Sebrae iniciará uma nova etapa de acompanhamento técnico com um consultor especializado, voltado especialmente à Cooperativa AçaíCop, responsável pelo açaí certificado de Feijó. “Queremos que a cooperativa esteja fortalecida, preparada para agregar valor ao produto e explorar mercados exigentes, que reconhecem a importância do selo de procedência”, destacou.

O selo de Indicação Geográfica assegura ao consumidor que está adquirindo um produto com rastreabilidade, qualidade sanitária e respeito às boas práticas de produção. “O açaí de Feijó, por exemplo, é 100% nativo e orgânico. A certificação atesta que ele passou por processos adequados de colheita, limpeza e manejo, garantindo um alimento seguro e de alto padrão”, reforçou Laís.

A gestora também lembrou que o Sebrae, em parceria com instituições como a Embrapa e o Ministério da Agricultura, foi responsável por todo o processo de certificação, e que o trabalho não para após a entrega do selo. “É preciso seguir investindo na gestão, na produção e na comercialização para que os produtos com IG realmente cheguem onde devem: nas prateleiras dos grandes centros consumidores”, finalizou.

O espaço do Sebrae na Expoacre Juruá segue até o domingo (6), com exposição, degustação e vendas de produtos regionais certificados, além de orientação e atendimento aos empreendedores locais.

Redação Juruá24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O governador destacou ainda o papel estratégico da feira para o fortalecimento da economia e do empreendedorismo regional.
Wesley Safadão sobe ao palco às 22h, prometendo encerrar a feira com um mega show.
Para ela, o casamento no papel não veio tarde. “Não acho que demorou muito, não. Veio na hora certa. Foi Deus quem preparou.”
Os dois se conheceram de forma bem atual: por meio do Facebook.
Na primeira potagem, na madrugada deste domingo, 6, ele disse que não estava conseguindo dormir.
Diretamente do estado do Acre, nessa cidade linda de Cruzeiro do Sul pela primeira vez.
O episódio vai ao ar no dia 17 de agosto de 2025, e qualquer informação antecipada pode comprometer a surpresa do quadro.
De acordo com o Ministério Público do Acre, investigação da Polícia Civil revelou que além da violência sexual, as meninas eram submetidas a violência psicológica, sendo que uma delas chegou
Não existem mais publicações para exibir.