Sebrae e Central de Cooperativas do Juruá realizam Seminário da IG da Farinha de Cruzeiro do Sul

Evento acontece neste sábado (27) e visa sensibilizar os produtores e a população sobre a importância do selo para economia local

No próximo sábado (27), o Sebrae no Acre e a Central de Cooperativas do Juruá realizam o Seminário da Indicação Geográfica e Procedência (IG) da Farinha de Cruzeiro do Sul com o objetivo de debater a importância do selo de Indicação de Procedência para o desenvolvimento econômico da região do Juruá. A IG reconhece e valoriza produtos locais considerados de alta qualidade e excelência, além de agregar valor ao produto e a região produtora.

A gestora de projetos do Escritório Regional do Sebrae do Juruá, Laiz Mappes, destaca a qualidade e reconhecimento da Farinha de Cruzeiro, que perpassa não só a região produtora, mas também todo o país. “Ela é considerada um patrimônio do Brasil, sendo um dos alimentos mais consumidos e apreciados pela população acreana. Sua qualidade é resultado de um saber fazer passado por gerações, uma produção artesanal e familiar. Isso confere à farinha sabor, aroma, coloração e consistência que é reconhecida e apreciada há anos”, afirmou a gestora.

Por meio do seminário, o Sebrae busca promover a adesão de novos produtores rurais de mandiocultura da região, adequando-os ao caderno técnico da Indicação de Procedência (IP) da farinha e conscientizando-os do valor do selo para a sua atividade. “O selo protege o produto, garante que o conhecimento adquirido em mais de um século possa ser valorizado e a farinha vai ter a garantia de valorização. Além disso, com o selo, o consumidor poderá saber verdadeiramente se a farinha é de Cruzeiro do Sul. Isso fortalece a produção do produto e reafirma a valorização”, explica Mappes.

Durante o evento será discutido o plano de ação para a melhoria e adequação das casas de farinha que utilizarão o selo. A programação conta com palestras, apresentações e rodadas de investimentos, reunindo membros do conselho regulador da IG de procedência Farinha de Cruzeiro do Sul e Fórum das IGs, financiadores, investidores com Cooperativas e Associações de Produtores e Extrativistas.

ASSESSORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Segundo o secretário, além dos estandes fixos, outros setores da feira também contribuíram fortemente para a movimentação econômica
O governador destacou ainda o papel estratégico da feira para o fortalecimento da economia e do empreendedorismo regional.
Wesley Safadão sobe ao palco às 22h, prometendo encerrar a feira com um mega show.
Para ela, o casamento no papel não veio tarde. “Não acho que demorou muito, não. Veio na hora certa. Foi Deus quem preparou.”
Os dois se conheceram de forma bem atual: por meio do Facebook.
Na primeira potagem, na madrugada deste domingo, 6, ele disse que não estava conseguindo dormir.
Diretamente do estado do Acre, nessa cidade linda de Cruzeiro do Sul pela primeira vez.
O episódio vai ao ar no dia 17 de agosto de 2025, e qualquer informação antecipada pode comprometer a surpresa do quadro.
Não existem mais publicações para exibir.