Secretário de Saúde do Acre confirma que bebê Aurora sofreu queimaduras causadas por água quente durante banho em hospital de Cruzeiro do Sul

Segundo o secretário, a evolução clínica da criança e as características das lesões confirmam a suspeita inicial, já registrada em boletim de ocorrência pelos pais da bebê.

O secretário de Estado de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, confirmou neste sábado (5) que os ferimentos e lesões sofridos pela recém-nascida Aurora Maria Oliveira Mesquita foram provocados por água quente utilizada durante o banho no Hospital da Mulher e da Criança Irmã Maria Inete, em Cruzeiro do Sul, interior do estado.

De acordo com boletim médico da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital João XXIII, em Belo Horizonte (MG), onde a bebê está internada, as queimaduras são de 2º e 3º graus. A informação foi repassada pelas equipes de saúde responsáveis pelo acompanhamento do caso.

Segundo o secretário, a evolução clínica da criança e as características das lesões confirmam a suspeita inicial, já registrada em boletim de ocorrência pelos pais da bebê. Eles denunciaram o caso às autoridades logo após a transferência da criança para Minas Gerais.

Aurora foi extubada recentemente e apresenta sinais de melhora no estado de saúde, após ter passado por uma parada cardiorrespiratória no último dia 24 de junho. Na ocasião, ela precisou ser reanimada pela equipe médica do hospital mineiro.

A Secretaria de Saúde do Acre ainda não divulgou oficialmente as medidas administrativas adotadas em relação ao episódio, que segue sendo investigado. O caso gerou comoção nas redes sociais e mobilizou apoio de diversas entidades. A bebê segue em observação, inclusive passando por avaliação neurológica para identificar possíveis sequelas decorrentes da parada cardíaca.

Com infomações g1

Veja também

A iniciativa é inclusiva e gratuita, promovendo o acesso à cultura e à arte, especialmente para os jovens da periferia.
Durante o evento, Petecão criticou a forma como as ações vêm sendo executadas, sem considerar as especificidades das populações que vivem há décadas na reserva.
Ação integrada apura caso de maus-tratos a animal na zona rural de Mâncio Lima
O ato simbólico e solene marcou um novo capítulo na trajetória política de Delcimar, que agora integra os quadros do PL com o apoio de figuras influentes do cenário político
Ao todo, 140 empresas do Acre participaram do Ciclo 01/2025
A ação também contará com o apoio de órgãos de fiscalização do município, garantindo segurança, organização e fluidez no trânsito.
O objetivo é orientar a população sobre o uso consciente da energia elétrica e esclarecer sobre a nova tarifa social destinada a consumidores de baixa renda.
O secretário reforçou que as convocações só devem ocorrer a partir de janeiro de 2026, o que permite que todos os ajustes necessários sejam realizados até lá.
Não existem mais publicações para exibir.