Senador Alan Rick reforça compromisso com avaliação justa para médicos brasileiros

Durante a reunião, o senador destacou que a população do chamado Brasil profundo precisa de médicos presentes, capacitados e comprometidos.

O senador Alan Rick (União-AC) se reuniu com o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, para tratar de temas prioritários para o fortalecimento da saúde pública no Brasil. Em pauta, a importância de garantir uma avaliação justa para todos os médicos brasileiros e a continuidade do programa Mais Médicos, essencial para assegurar atendimento nas regiões mais distantes e carentes do país, como o interior do Acre.

Durante a reunião, o senador destacou que a população do chamado Brasil profundo precisa de médicos presentes, capacitados e comprometidos. “O Mais Médicos tem um papel fundamental ao garantir assistência onde historicamente faltam profissionais. Defendemos que o programa continue beneficiando quem mais precisa”, afirmou.

Também foi abordado o andamento do PL 2294/2024, que trata da criação do Exame Nacional de Proficiência em Medicina (ENPM). O senador Alan Rick tem acompanhado a tramitação da proposta com atenção, propondo ajustes e colaborando com o debate técnico e político em torno do tema.

Entre as contribuições, apresentou emenda, já acatada no texto, prevendo que a aprovação no Exame de Proficiência seja equivalente ao Revalida, evitando duplicidade de avaliações aos médicos formados no exterior.

Essa sugestão reforça seu entendimento de que qualquer modelo de avaliação deve ser construído com responsabilidade, diálogo e justiça, garantindo transparência e oportunidades iguais para todos os médicos formados no Brasil.

“Nosso compromisso é com uma saúde pública eficiente, que valorize os profissionais e amplie o acesso da população a serviços de qualidade, especialmente nos lugares onde a presença do Estado ainda é frágil”, concluiu o senador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Bruno tem uma mutação genética rara, ligada ao gene KCNQ5, além de estar dentro do espectro autista severo e sofrer com epilepsia incontrolável, o que o expõe a convulsões diárias.
Um homem, identificado pelas iniciais J.S.L. e conhecido como “Chocolate” foi preso, na manhã desta quinta-feira, 3, por policiais civis da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Ele
O governo federal publicou nesta quinta-feira, 03, uma nova retificação no edital do Concurso Nacional Unificado (CNU), incluindo oficialmente as 228 cidades brasileiras que receberão os locais de aplicação das
O Instituto Federal do Acre (Ifac) anunciou, nesta quarta-feira, 2, a abertura de processo seletivo para a formação de cadastro de reserva de assistentes pedagógicos que irão compor a equipe
A noite desta quarta-feira (2) entrou para a história de Cruzeiro do Sul. O cantor Gusttavo Lima reuniu mais de 50 mil pessoas na Arena do Juruá durante a ExpoAcre
O cantor Gusttavo Lima alegrou a noite de cerca de 60 mil pessoas na 3ª noite da Expoacre Juruá 2025 nessa quarta-feira (2), em Cruzeiro do Sul, no interior do
Uma propaganda que poderia custar 15 mil reais ou mais foi feita de graça. E veio direto do palco do Embaixador.
Para o superintendente da OCB no Acre, Rodrigo Forneck, o sucesso da cooperativa é resultado de gestão e governança.
Não existem mais publicações para exibir.