Senador Alan Rick visita Biofactory, referência em compostagem e destinação de resíduos sólidos na Itália, e busca soluções viáveis para o Acre

A empresa atua há quase 40 anos na transformação de resíduos orgânicos e restos de poda urbana em fertilizante de alta qualidade

Durante missão internacional em Milão, na Itália, o senador Alan Rick visitou nesta segunda-feira (28) a Biofactory, uma das principais usinas de compostagem do país, localizada na cidade de Calcinate, região próxima a Milão. A empresa atua há quase 40 anos na transformação de resíduos orgânicos e restos de poda urbana em fertilizante de alta qualidade, contribuindo para a economia circular e a proteção ambiental.

A Biofactory realiza anualmente a recuperação de mais de 100 mil toneladas de resíduos por meio de um processo bio-oxidativo aeróbico, utilizando microrganismos naturais para acelerar a decomposição da matéria orgânica. O composto final possui certificação de qualidade concedida pelo Consórcio Italiano de Compostagem e é aprovado para uso na agricultura biológica.

Segundo o senador, o modelo da Biofactory prova que é possível transformar resíduos urbanos e florestais em produtos úteis, de maneira tecnicamente simples e ambientalmente segura. “O Brasil, a Amazônia e o Acre têm enorme potencial para aproveitar resíduos, gerar fertilizantes e fortalecer a agricultura e a bioeconomia. Precisamos construir uma equação que concilie inovação e sustentabilidade”, afirmou.

Alan Rick também destacou que o Governo Federal, por meio do Ministério da Integração, lançou recentemente o Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável (FIDIRS), que já dispõe de R$ 1 bilhão para apoiar projetos de gestão de resíduos sólidos.

A visita integra a programação do seminário internacional sobre gestão de resíduos sólidos e saneamento, que acontece esta semana em Milão, reunindo autoridades, especialistas e representantes de diversos estados brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O resultado é reflexo da parceria entre o Sebrae no Acre, a Junta Comercial do Estado (Juceac), o Governo do Estado e as prefeituras municipais
Todos os envolvidos foram conduzidos ao 69º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde o caso foi registrado e está sob investigação da autoridade policial competente.
O calendário de pagamentos segue até o dia 29 de dezembro de 2025.
O mutirão faz parte de um cronograma que leva melhorias diretamente aos bairros, promovendo mais qualidade de vida para a população.
Alan Rick tem atuado no Congresso Nacional para ampliar o apoio às pessoas que convivem com doenças raras, por meio de projetos de lei voltados ao diagnóstico precoce
O resultado do laudo deve ficar pronto em prazo de 30 dias, segundo informou o médico legista e diretor do Instituto Médico Legal (IML) do Acre, Ítalo Maia.
As inscrições estão abertas até o dia 20 de junho de 2025 e devem ser realizadas exclusivamente por meio de formulário on-line.
Diante da gravidade do caso, a polícia pediu a prisão do suspeito, que foi decretada pelo Judiciário e cumprida ainda na cidade.
Não existem mais publicações para exibir.