Senador Petecão apresenta projeto para tornar o Tribunal do Júri mais justo e representativo

O projeto também propõe que as empresas que liberam funcionários para atuar como jurados tenham preferência em licitações públicas, como forma de reconhecimento pelo papel social que exercem.

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) apresentou, nesta quinta-feira (15), o Projeto de Lei (PL) 2.297/2025, que propõe mudanças no Código de Processo Penal (CPP) para aperfeiçoar o funcionamento do Tribunal do Júri no Brasil. A proposta busca ampliar o prazo para apresentação de provas antes do julgamento, garantir maior diversidade entre os jurados e empresas que promovem a liberação de funcionários convocados como jurados.

Entre as principais alterações, a iniciativa amplia de três para dez dias úteis o prazo mínimo para a juntada de documentos, ou objetos, que serão utilizados no julgamento, garantindo mais tempo para análise das partes e evitando surpresas que prejudiquem ou contraditório.

Outro ponto central da proposta é a exigência de critérios de paridade na escolha dos jurados, levando em conta gênero, etnia, religião e, principalmente, condição socioeconômica. A medida visa garantir que o Conselho de Sentença reflita melhor a diversidade da sociedade brasileira. Para Petecão, as mudanças fortalecem a legitimidade do júri popular.

“A ideia é garantir que o cidadão julgado tenha como juízes pessoas com as quais ele possa se identificar. O júri precisa ser o espelho da sociedade que ele representa”, afirmou o senador.

O projeto também propõe que as empresas que liberam funcionários para atuar como jurados tenham preferência em licitações públicas, como forma de reconhecimento pelo papel social que exercem. Segundo o parlamentar, as alterações modernizam o júri popular sem comprometer sua agilidade.

“Estamos propondo mudanças que ampliem o acesso à justiça, promovam a igualdade e valorizem o cidadão comum como protagonista no sistema judiciário”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Ney Williams Mazzaro, Secretário Municipal da Casa Civil de Cruzeiro do Sul, que representou o prefeito Zequinha Lima no evento, disse que anualmente a prefeitura disponibiliza recursos para a Diocese.
medida paliativa busca atender uma demanda antiga da população que enfrenta dificuldades
Em 2021, participou do Curso de Operações Especiais "Caveira", promovido pela Polícia Militar do Piauí. No mesmo ano, se especializou em operações rurais e, posteriormente, em negociação policial
A ação faz parte do compromisso do senador com o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável.
Dom Flávio destacou que o novenário de 2025 vai além da dimensão religiosa, promovendo também a integração cultural e social da comunidade.
A ação aconteceu após uma denúncia anônima feita por meio da Linha Direta,
Lei Complementar nº 492, sancionada pelo governador Gladson Cameli, modifica a organização administrativa, cria novos cargos comissionados e redefine funções de confiança no Judiciário estadual.
Não existem mais publicações para exibir.