Tarcísio diz a aliados que não tentará Planalto, mesmo se Bolsonaro pedir

Tarcísio também afirmou, segundo seu entorno, que, como militar de formação, tem compromisso com o cumprimento integral do mandato à frente do governo paulista.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou a aliados, durante um encontro em Lisboa, que não pretende disputar a Presidência da República em 2026 — ainda que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) o peça diretamente.

A declaração vem na esteira de especulações que se intensificaram nas últimas semanas, especialmente após discursos do governador considerados por aliados como prenúncios de uma plataforma nacional, com propostas para o país.

Apesar disso, Tarcísio foi categórico ao negar qualquer intenção de se lançar candidato ao Palácio do Planalto.

Durante a conversa, o governador manifestou incômodo com rumores de que teria discutido sua possível candidatura com interlocutores políticos.

Segundo ele, tais relatos são inverídicos e têm origem em interesses pessoais ou partidários de quem os propaga.

De acordo com pessoas próximas, Tarcísio aposta em uma saída política liderada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) que leve à absolvição de Bolsonaro e à consequente restituição de seus direitos políticos, permitindo que o ex-presidente concorra em 2026.

O governador considera essa a solução mais viável por dois motivos: evitaria tensões sociais em caso de eventual prisão de Bolsonaro e conteria a pressão prevista para a próxima legislatura por pedidos de impeachment contra ministros do STF.

Tarcísio também afirmou, segundo seu entorno, que, como militar de formação, tem compromisso com o cumprimento integral do mandato à frente do governo paulista.

Ressaltou que uma eventual renúncia em abril de 2026, prazo legal para disputar outro cargo, inviabilizaria a execução de importantes entregas previstas para o estado — muitas das quais estão programadas para um eventual segundo mandato no Palácio dos Bandeirantes.

Com essa posição, o governador busca reforçar o discurso de que seu foco está na administração estadual, afastando-se das disputas nacionais, ao menos por ora.

Por CNN Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

As condições climáticas são influenciadas por uma massa de ar seco e pela presença de alta pressão atmosférica, que impede a formação de nuvens e chuvas.
A culminância do novenário ocorre no dia 15 de agosto, feriado dedicado à Assunção de Nossa Senhora, quando acontece a grande procissão pelas principais ruas da cidade.
O Samu prestou os primeiros socorros e encaminhou mãe e filho à Maternidade Ana Braga, onde seguem sob observação médica.
O Bloco FZA-M-59 foi concedido à estatal em 2013 por meio de leilão da Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Aliados de Lula querem mais rapidez, mas há dúvidas se haverá espaço para avanços antes do recesso, daqui a uns 10 dias.
A reportagem busca contato com as marcas citadas para obter um posicionamento e incluir na matéria.
Durante a entrevista, o grupo demonstrou gratidão pela acolhida dos moradores da região.
A estimativa é de que cerca de 40 mil pessoas tenham passado pelo Parque de Exposições a cada noite
Não existem mais publicações para exibir.