Tarcísio diz a aliados que não tentará Planalto, mesmo se Bolsonaro pedir

Tarcísio também afirmou, segundo seu entorno, que, como militar de formação, tem compromisso com o cumprimento integral do mandato à frente do governo paulista.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou a aliados, durante um encontro em Lisboa, que não pretende disputar a Presidência da República em 2026 — ainda que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) o peça diretamente.

A declaração vem na esteira de especulações que se intensificaram nas últimas semanas, especialmente após discursos do governador considerados por aliados como prenúncios de uma plataforma nacional, com propostas para o país.

Apesar disso, Tarcísio foi categórico ao negar qualquer intenção de se lançar candidato ao Palácio do Planalto.

Durante a conversa, o governador manifestou incômodo com rumores de que teria discutido sua possível candidatura com interlocutores políticos.

Segundo ele, tais relatos são inverídicos e têm origem em interesses pessoais ou partidários de quem os propaga.

De acordo com pessoas próximas, Tarcísio aposta em uma saída política liderada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) que leve à absolvição de Bolsonaro e à consequente restituição de seus direitos políticos, permitindo que o ex-presidente concorra em 2026.

O governador considera essa a solução mais viável por dois motivos: evitaria tensões sociais em caso de eventual prisão de Bolsonaro e conteria a pressão prevista para a próxima legislatura por pedidos de impeachment contra ministros do STF.

Tarcísio também afirmou, segundo seu entorno, que, como militar de formação, tem compromisso com o cumprimento integral do mandato à frente do governo paulista.

Ressaltou que uma eventual renúncia em abril de 2026, prazo legal para disputar outro cargo, inviabilizaria a execução de importantes entregas previstas para o estado — muitas das quais estão programadas para um eventual segundo mandato no Palácio dos Bandeirantes.

Com essa posição, o governador busca reforçar o discurso de que seu foco está na administração estadual, afastando-se das disputas nacionais, ao menos por ora.

Por CNN Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Os interessados devem consultar o edital e realizar a inscrição dentro do prazo.
O texto agora segue para sanção presidencial.
A iniciativa segue as diretrizes da Instrução Normativa SGP/MGI nº 122/2025, que determina ações de acolhimento e integração para servidores recém-ingressos no serviço público federal.
As investigações seguem em sigilo, e novas diligências já estão sendo articuladas para alcançar outros envolvidos.
Cerca de 90.994 famílias acreanas já estão sendo beneficiadas com as novas regras da tarifa social de energia elétrica, que garantem isenção total do pagamento pelo consumo de até 80
Com um investimento de mais de R$ 2,7 milhões, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), tornou realidade o Programa de Análise e Diagnóstico
O concurso Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) segue em andamento, e a convocação para a fase de avaliação de títulos
Um incêndio de grandes proporções atinge desde a manhã desta terça-feira, 09, uma extensa área de vegetação entre os bairros Defesa Civil e Caladinho, na parte alta de Rio Branco.
Não existem mais publicações para exibir.