Com 30 casos de Covid-19 confirmados e 70 em investigação em Cruzeiro do Sul 

Atualmente, a vacinação está sendo feita por grupos prioritários, mas à medida que as doses cheguem a cobertura vacinal será ampliada para toda a população.

Nesta quinta-feira, 9, Cruzeiro do Sul recebeu um novo lote de vacinas da Covid-19. O secretário de saúde, Marcelo Siqueira, informou que os teste de Covid podem ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e que os Centros de Saúde terão horários ampliados, mas as UBS continuarão com o mesmo horário das 7h até o final da tarde. Ele destaca a importância da vacinação neste momento devido ao aumento de casos da doença.

As doses foram enviadas pela Rede Nacional de Imunização, que faz parte do Programa Nacional de Imunização  (PNI), e as vacinas já foram distribuídas pela Rede Frio Estadual. “Nós estamos recebendo essas doses de vacina contra Covid-19 hoje em Cruzeiro do Sul e, ainda hoje, vamos iniciar o processo de dispensa dessas vacinas para as Unidades Básicas de Saúde.”

Atualmente, a vacinação está sendo feita por grupos prioritários, mas à medida que as doses cheguem a cobertura vacinal será ampliada para toda a população. De acordo com o secretário, os mais afetados pela doença têm sido aqueles que não se vacinaram, além de grupos sensíveis, como: bebês e recém nascidos (a imunização começa aos seis meses), pessoas imunodeprimidas (com câncer e problema oncológico), além das condições autoimunes e os idosos. 

O secretário de saúde informou que nos meses anteriores, Cruzeiro do Sul tinha cerca de 10 casos, e que saltou para 30 casos confirmados e 70 casos em investigação. “Lembrando que Covid tem uma peculiaridade, uma pessoa com Covid-19, ela é capaz de transmitir para até outras 10, então se a gente tiver 10 casos de Covid, pode ser que nós tenhamos 100 casos na comunidade”, explica. 

Ele adiciona que se um jovem adulto/adulto que está vacinado e protegido pegar Covid, mesmo que ele fique bem, ele pode transmitir para um idoso, bebê ou mulher grávida, que pode desenvolver a forma grave. “Então a Covid nos convida a uma corresponsabilidade”, ressalta. 

Para suprir a demanda, os Centros de Saúde irão atender em horário ampliado, para o trabalhador que após o expediente busque tomar a vacina. Mas os postinhos (UBS) estarão funcionando no horário comercial, das 7h da manhã até o final da tarde nas unidades urbanas e rurais.

Ainda hoje, Cruzeiro do Sul tem a previsão de receber 500 doses da vacina contra a Covid-19. “Nós estamos com a previsão de receber ainda hoje 500 doses da vacina contra a Covid, parece pouco, mas a gente tem um estoque remanescente e a Rede de Frio Estadual, a rede do PN estadual, ela faz esse abastecimento periódico. Então nós temos uma perspectiva de que nos próximos meses nós vamos continuar com a vacinação ampliada para toda a população”, concluiu.

Redação Juruá24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O Centro de Referência será um pilar essencial para oferecer acolhimento, proteção e assistência às mulheres
Amanhã, dia 23 de janeiro, às 07h, será celebrada a Missa de Corpo Presente no mesmo local.
Foi também esse resultado obtido com voluntários adultos, que levou a Valneva e o Butantan a solicitarem à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os débitos devem ser quitados e o reenquadramento solicitado até o dia 31 de janeiro de 2025.
Boletim epidemiológico revela o panorama das doenças respiratórias no estado e destaca a importância da vacinação e prevenção.
Presidente dos EUA prometeu durante campanha “fechar a fronteira no primeiro dia” que assumisse o cargo.
O extrato do Contrato de Cessão Gratuita foi publicado no Diário Oficial da União na última quinta-feira, 16.
O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 13 de fevereiro de 2025.
Não existem mais publicações para exibir.