Cruzeiro do Sul lança novo REFIS com descontos de até 80% em juros e multas

A medida foi sancionada pelo prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima (PP).

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul instituiu nesta terça-feira, 6, o novo Programa de Recuperação Fiscal (REFIS). A medida oferece descontos de até 80% em juros e multas e permite o parcelamento de débitos em até 36 meses, beneficiando tanto pessoas físicas quanto jurídicas. A medida foi sancionada pelo prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima (PP).

O programa contempla créditos tributários e não tributários vencidos até 31 de dezembro de 2024, inclusive aqueles judicializados, parcelados ou não, desde que não tenham sido incluídos em outros programas de isenção fiscal anteriores. Também há a possibilidade de compensação de dívidas com precatórios ou dação em pagamento com bens imóveis, conforme regulamentação a ser definida por decreto do Poder Executivo.

De acordo com a legislação, os descontos aplicados sobre juros e multas variam conforme o prazo de pagamento, sendo de 80% para quitação à vista, 70% para parcelamento em até 12 meses, 60% para até 24 meses e 50% para até 36 meses. Para microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs), a lei prevê condições diferenciadas, como prazos ampliados em até 12 meses, entrada reduzida para 5% do valor consolidado da dívida e honorários advocatícios limitados a 5% nos casos de débitos em cobrança judicial.

O valor mínimo das parcelas será de 30 UNIFP para pessoas físicas e 80 UNIFP para pessoas jurídicas. A entrada, no momento do parcelamento, corresponderá a 10% do valor total da dívida, exceto para MEIs, MEs e EPPs, cuja entrada será de 5%.

A adesão ao programa implica a confissão irrevogável e irretratável da dívida, bem como a renúncia a recursos ou ações judiciais e administrativas relacionados ao débito. Caso o contribuinte esteja em litígio, deverá apresentar o pedido de extinção da ação no prazo de até 30 dias após a aprovação do parcelamento.

O prazo para adesão ao REFIS será de 90 dias a partir da publicação da lei, podendo ser prorrogado por decreto. Para MEIs, MEs e EPPs, o prazo é ampliado para 120 dias. A inadimplência por três meses consecutivos resultará na revogação do parcelamento, salvo para pequenos negócios, nos quais o limite é de cinco meses. Nesses casos, a dívida será restabelecida em sua totalidade.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A medida foi publicada nesta terça-feira, 6, no Diário Oficial do Estado (DOE).
Segundo o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos com velocidades entre 40 e 60 km/h.
Além da equipe de bombeiros, uma equipe local de sete homens da comunidade também iniciou a busca antes da chegada do corpo de bombeiros.
A medida foi publicada no último dia 30 de maio no Diário Oficial, após reuniões ocorridas ainda na semana passada com representantes do setor.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, afirma que a ação mostra o resultado positivo que a Sejusp, por meio do Ciopaer, vem desenvolvendo.
Mailza, que vai comandar o governo com saída de Gladson Camelí do cargo, tem sido cuidadosa na construção de uma aliança que garanta musculatura eleitoral e, claro, governabilidade.
O incêndio destruiu 8 veículos, causando um prejuízo de mais de R$ 1 milhão. No local havia caminhonetes e carros de passeio, em conserto e manutenção.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Obras, busca manter os bairros limpos, organizados e protegidos contra agentes transmissores de doenças, como o mosquito da dengue.
Não existem mais publicações para exibir.