Governo do Acre oferta curso de suporte básico de vida para barqueiros do Croa

A capacitação foi realizada com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Foto: Diego Silva 

Com o objetivo de garantir mais segurança no transporte aquaviário de turistas na região do Croa, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), promoveu na segunda-feira, 7, na Comunidade do Croa, um curso de suporte básico de vida voltado aos barqueiros da comunidade local e de áreas vizinhas.

A capacitação foi realizada com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e teve como foco a preparação dos barqueiros para atuarem em situações emergenciais até a chegada do socorro profissional, reforçando o compromisso do Estado com o turismo seguro e com a valorização das comunidades ribeirinhas.

O barqueiro Messias Antônio da Silva destacou a importância da iniciativa. “Esse curso é essencial para nós. Agora, se acontecer alguma emergência, a gente já sabe como agir até a ajuda chegar. Isso dá mais segurança tanto pra gente quanto pros turistas”, afirmou.

Já Maria Glaides Souza, uma das poucas mulheres a conduzir embarcações na região, celebrou a oportunidade. “A gente se sente mais preparada e valorizada. Nunca tínhamos recebido um treinamento assim, e isso mostra que o governo está olhando por nós”, disse emocionada.

Responsável pela instrução do curso, o gerente de enfermagem do Samu, Gilliard Santos, explicou os principais pontos abordados. “Ensinamos técnicas básicas, como a reanimação cardiopulmonar, controle de hemorragias e imobilização de fraturas. O objetivo é que esses profissionais estejam prontos para ter agilidade e salvar vidas em situações de urgência”, destacou.

As instruções integram um conjunto de medidas voltadas ao fortalecimento do turismo sustentável e seguro nas comunidades ribeirinhas do Juruá, com foco na capacitação e valorização dos trabalhadores locais.

Por: Agência de Notícias do Acre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O caso gerou grande repercussão e espanto nas redes sociais e entre os moradores, especialmente após novos relatos surgirem em cidades vizinhas.
A maior parte dessa população está nas faixas etárias mais jovens. Somente entre crianças de 0 a 4 anos foram contabilizadas 5.243
O caso ganhou ainda mais repercussão após relatos semelhantes surgirem em municípios vizinhos, como Porto Walter e Rodrigues Alves, o que indica que o objeto pôde ser visto de diversos
A população também tem a opção de antecipar o pagamento.
Seguindo uma tradição de consumo de pesca nesse período, as edições de feira ocorriam periodicamente durante o feriado, entre os dias 15 e 18 de abril, fomentando a economia local
Os animais encontrados em locais residenciais e espaços públicos foram capturados com a devida cautela
A droga estava escondida em sacos de fibra dentro de um compartimento vazio de três balsas que transportavam petróleo vindo do Peru
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo atingir até 50 mm no acumulado do dia.
Não existem mais publicações para exibir.