O incêndio de grandes proporções que atingiu dois estabelecimentos comerciais, nesta terça-feira, 9, em Cruzeiro do Sul demorou mais de três horas para ser contido. As informações são do Corpo de Bombeiros do Juruá, que apontam ainda que 41 militares estiveram envolvidos na operação.
O caso ocorreu na Rua Espírito Santo, em Cruzeiro do Sul, e as chamas consumiram parte da concessionária Fiat e da loja Super Center.
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, capitão Josadac Cavalcante, outras 40 pessoas de outras instituições, além dos bombeiros, ajudaram na ação. “Conseguiram salvaguardar vários veículos que estavam no interior do estabelecimento, evitando que fossem queimadas. Residências vizinhas também conseguiram ser preservadas”, enfatizou.
A principal dificuldade enfrentada pela equipe foi o tipo de material combustível presente de local: como se tratava de um estabelecimento comercial automotivo, havia grande quantidade de pneus e óleos lubrificantes, o que dificulta a extinção das chamas, além de serem tóxicos. “Para que mantivessem suas integridades físicas, alguns militares tiveram que receber oxigênio para poder continuar o combate, mas graças a Deus conseguimos finalizar todo o controle do incêndio”
Ainda segundo o comandante, militares de folga se deslocaram para ajudar no combate. “Também quero destacar as empresas parceiras, que disponibilizaram tanto viaturas como um caminhão pipa para dar suporte”, explica Josadac, enfatizando que o combate foi extenuante. “Muito material combustível, alta temperatura, inclusive as paredes chegaram a colapsar e isso dificultou o combate, além de muito pneu, óleo”.
Por A Gazeta do Acre