
A Escola Craveiro Costa recebeu nesta segunda-feira, 14, uma ação itinerante promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), com foco na formação cidadã de jovens estudantes. A iniciativa faz parte do projeto “Jovens Vozes do Futuro” e tem como objetivo facilitar o acesso ao título de eleitor e promover a conscientização política nas escolas públicas do estado.
Durante a visita, estudantes participaram de palestras educativas sobre o papel do voto e da democracia, além de contarem com uma estrutura montada dentro da própria escola para a emissão do título eleitoral e coleta de biometria.
“Estamos trabalhando para facilitar o acesso dos jovens ao processo eleitoral. Eles são o futuro do nosso país e precisam se ver como protagonistas desde cedo. Com essa ação, conseguimos garantir cidadania e inclusão”, explicou Valentim Maia, diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-AC.
Segundo o diretor, a presença da Justiça Eleitoral nas escolas é também uma forma de enfrentar o preconceito e o desinteresse que ainda cercam o envolvimento dos jovens com a política.
“A Justiça Eleitoral já está presente no município com o cartório, mas agora estamos reforçando essa presença com servidores da sede do TRE, trazendo não só palestras, mas também serviços práticos como emissão de título e coleta da biometria, com foco total nos jovens”, acrescentou.
Jovens aprovam a iniciativa
A estudante Stéphanie Dominique Lima Pinheiro, de 15 anos, destacou a importância da ação. Mesmo ainda sem idade para votar, ela aproveitou a oportunidade para emitir o título eleitoral.
“Vou fazer 16 anos antes da eleição, então já posso votar. É uma oportunidade única pra gente. O TRE veio até a escola, então ficou tudo mais fácil. A gente se sente segura e incluída. Todo mundo deveria participar”, afirmou.
Expansão para outras escolas
Além da Flodoardo Cabral, o cronograma inclui ações nas escolas Brás de Aguiar, Henrique Lima, São José, Dom Pedro II, Francisco Braga, Cunha Vasconcelos e João Kubitschek. O atendimento está sendo realizado inicialmente nos municípios de Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, onde se concentra o segundo maior colégio eleitoral do Acre.
De acordo com o TRE-AC, nas eleições de 2020 pouco mais de 6.500 jovens de 16 a 18 anosparticiparam da votação no estado. Já em 2024, esse número mais que dobrou, ultrapassando os 15 mil eleitores jovens, o que reforça a importância da mobilização.
“Queremos aumentar ainda mais esse número. Além disso, essa ação ajuda a reduzir o déficit da biometria no Acre, que hoje é inferior a 6% — um dos menores do país”, finalizou Valentim.
O cadastramento eleitoral segue aberto até maio de 2026.
Redação Juruá24horas