Por que 21 de abril é feriado no Brasil? Conheça a história de Tiradentes, o mártir da Inconfidência Mineira

Sua luta pela liberdade, no entanto, custou caro: foi preso, condenado à morte e enforcado no dia 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro.

Nesta segunda-feira, 21 de abril, é feriado nacional em todo o Brasil. Mas você sabe por que essa data é considerada tão importante? O dia homenageia Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, um dos principais líderes da Inconfidência Mineira, movimento que lutava pela independência do Brasil em relação a Portugal no século XVIII.

Tiradentes era dentista, daí o apelido, além de militar e ativista político. Ele se destacou por sua coragem ao enfrentar os abusos da Coroa Portuguesa, especialmente os altos impostos cobrados da população da colônia. Sua luta pela liberdade, no entanto, custou caro: foi preso, condenado à morte e enforcado no dia 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro.

Sua execução foi marcada pela crueldade e tinha como objetivo servir de exemplo para quem ousasse desafiar o poder de Portugal. No entanto, com o passar dos anos, Tiradentes foi reconhecido como um herói nacional e símbolo da luta por justiça e independência.

O feriado do dia 21 de abril foi instituído para manter viva a memória desse brasileiro que sonhou com um país livre e soberano. É um dia para refletir sobre os valores de liberdade, coragem e cidadania.

E em Cruzeiro do Sul, como é feriado nacional, repartições públicas, bancos e parte do comércio em Cruzeiro do Sul estarão fechados. Serviços essenciais, como hospitais e segurança pública, funcionam normalmente.

Jurua24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

No entanto, a visibilidade do fenômeno depende das condições do céu e da intensidade da luz da lua.
O evento será realizado no dia 30 de abril, de forma gratuita, para o público na Praça Orleir Cameli, no Centro da cidade a partir das 21 horas.
Ao todo, 31 consultas médicas foram realizadas.
A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado por meio do Decreto nº 11.425, assinado pelo governador Gladson Cameli.
Iniciativa da Igreja Ministério Arca da Aliança reforça o espírito de solidariedade e renascimento que marca o verdadeiro significado da Páscoa.
A morte foi constatada por meio de registro eletrocardiotanatográfico, método que identifica o momento exato da parada cardíaca (7h35 no horário local; 2h35 no horário de Brasília).
A informação foi divulgada pelo site TMZ.
O anel será quebrado na noite desta segunda-feira (21), no horário local, em uma cerimônia privada.
Não existem mais publicações para exibir.