Por meio Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, deu início ao ano letivo da primeira escola de tempo integral da rede municipal de ensino, nesta segunda-feira, 17. A Escola Rita de Cássia, localizada no bairro Cruzeirão, é a primeira unidade a funcionar neste modelo. A abertura das aulas foi realizada com um clima festivo, em um momento de acolhimento aos alunos, que contou com a presença do prefeito Zequinha Lima e da secretária de Educação, Rosa Lebre.
O ensino integral, conta com uma metodologia inovadora para a cidade, sendo introduzido com o objetivo de oferecer mais tempo de aprendizagem e atividades diversificadas para os estudantes. Além da Escola Rita de Cássia, a Escola Terezinha Saavedra, no bairro Sabueiro, também passa a oferecer esse modelo de ensino.

Janice dos Santos, coordenadora do Ensino Integral da rede municipal, ressaltou a importância do acolhimento para as crianças, de maneira acolhedora e estimulante, no primeiro dia. “Essa primeira semana será dedicada ao acolhimento dos alunos. O ensino integral tem uma metodologia diferenciada, e essa rotina de acolhimento será uma prática diária, mesmo que não seja sempre com grandes festas como a de hoje,” explicou.

O prefeito Zequinha Lima participou enfatizou as melhorias feitas nas escolas para atender às necessidades do novo modelo. “As escolas passaram por reformas para garantir que os alunos, que ficarão até sete horas por dia nas escolas , tenham todo o conforto necessário. Instalamos chuveiros, refeitórios, e ar condicionado, pensando no bem-estar dos alunos e na qualidade do ensino,” destacou.
O prefeito também mencionou que a reforma na Escola Rita de Cássia era uma demanda urgente, já que a unidade estava há muitos anos sem receber melhorias significativas. “Ainda não é a inauguração da escola , pois ainda não terminamos tudo, mas ja estamos com um ambiente adequado para receber nossos alunos ,” explicou.

Maria Freitas, mãe do aluno Pedro Costa, demonstrou entusiasmo com o novo modelo de ensino integral. “Vai ser muito bom para ele, porque, além de aprender, vai poder brincar e se socializar mais, ao invés de ficar o dia todo em casa,” comentou.
A secretária municipal de educação, Rosa Lebre, também compartilhou sua alegria com o início da Escola Integral. “É um momento de grande expectativa para a comunidade. A empolgação dos alunos, das famílias e dos educadores mostra que esse é um passo importante para o futuro da educação em Cruzeiro do Sul,” disse.
Maria Aparecida, gestora da Escola Rita de Cássia, destacou o impacto positivo para as famílias. “Agora, os pais têm mais tranquilidade, pois sabem que seus filhos estão em um ambiente seguro e educativo por mais tempo, com atividades diversificadas. Isso é muito importante para o desenvolvimento das crianças,” afirmou.
Novidades no Ensino Integral
O modelo de ensino integral, além de proporcionar mais tempo de estudo, oferece uma grade curricular ampliada. Os alunos terão acesso a 8 disciplinas obrigatórias da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e mais 7 disciplinas diversificadas. A proposta é formar alunos autônomos, competentes e solidários, com atividades que vão além do conteúdo tradicional. Entre as disciplinas diferenciadas estão oficinas de língua portuguesa, matemática, linguagens artísticas, e até uma língua estrangeira, o inglês.
Os alunos terão aulas das 7h às 14h40, com intervalos e refeições no local. Eles farão três refeições durante o dia sendo um lanche pela manhã, o almoço ao meio-dia, e um lanche à tarde antes de ir para casa. A expectativa é que, com a permanência mais longa na escola, os estudantes possam aprofundar seus conhecimentos e habilidades.
O ensino integral é um divisor de águas para a educação em Cruzeiro do Sul. Com a implementação desse modelo, a Prefeitura vai proporcionar um aprendizado mais completo e inclusivo, preparando os alunos para os desafios do futuro e fortalecendo a relação da comunidade com a escola.
Por Assessoria