Presidente da Câmara de Cruzeiro do Sul apresenta cinco projetos de lei voltados à causa animal

O Projeto de Lei nº 004/2025 trata da definição de guarda responsável de animais, abordando os deveres dos tutores no cuidado com a saúde, segurança e bem-estar dos seus pets.

Na noite desta terça-feira (20), o presidente da Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul, Elter Nóbrega (PP), apresentou cinco projetos de lei com foco na proteção, defesa e bem-estar dos animais no município. As propostas abordam desde o controle populacional de cães e gatos até a criação de um conselho específico e o reconhecimento de protetores que atuam voluntariamente na causa.

Durante a sessão, Elter destacou que a apresentação foi feita de forma sucinta, conforme já sugerido ao vereador Rômulo, com o compromisso de detalhar cada artigo durante as sessões de votação.

O Projeto de Lei nº 002/2025, institui a Política Municipal de Controle de Natalidade de Cães e Gatos, com o objetivo de evitar a superpopulação e os transtornos sociais decorrentes, sem ferir os direitos dos animais.

O Projeto de Lei nº 003/2025 propõe a criação do Conselho Municipal de Defesa e Proteção Animal, destinado a atuar na proteção de animais domésticos, silvestres, exóticos e nativos, associando a pauta ao cuidado com o meio ambiente e à responsabilidade social.

O Projeto de Lei nº 004/2025 trata da definição de guarda responsável de animais, abordando os deveres dos tutores no cuidado com a saúde, segurança e bem-estar dos seus pets.

Já o Projeto de Lei nº 005/2025 propõe o reconhecimento oficial a protetores e entidades sem fins lucrativos que atuam gratuitamente há pelo menos dois anos na defesa de animais em situação de vulnerabilidade. A medida busca valorizar e incentivar o trabalho voluntário no município.

Fechando a série, o Projeto de Lei nº 006/2025 institui a Semana Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, com ações voltadas à conscientização da população sobre os direitos dos animais, adoção responsável e educação ambiental.

Ao apresentar os projetos, Elter Nóbrega reforçou o compromisso da presidência da Câmara com políticas públicas que avancem na defesa da causa animal. Os textos seguem agora para análise das comissões legislativas antes de serem levados ao plenário para votação.

Por Assessoria 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petecão ainda agradeceu ao governo federal e à ministra do Planejamento, Simone Tebet, com quem esteve recentemente para tratar do assunto.
Dezesseis dias após o atropelamento que tirou a vida da bacharela em Direito Juliana Chaar, o principal suspeito de conduzir o veículo, Diego Luiz Gois Passo, ainda não se apresentou
O Relatório de Controle Aeroportuário referente ao mês de junho mostra que os aeródromos acreanos registraram 1.004 voos no mês, totalizando 5.030 operações nos seis primeiros meses de 2025.
O projeto de hidroponia da Ufac (Hidrofac), coordenado pelo professor André Luiz Melhorança Filho, foi aprovado e contemplado com R$ 654 mil por emenda parlamentar do senador Sérgio Petecão (PSD-AC),
A Universidade Federal do Acre (Ufac) publicou nesta segunda-feira, 07, um edital Propeg nº 25/2025, que estabelece critérios para a distribuição de recursos financeiros do Programa de Apoio à Pós-Graduação
Após animar o público de Cruzeiro do Sul na noite de domingo (6), o cantor Eric Land protagonizou um momento divertido e descontraído ao embarcar no jatinho do amigo e
O secretário da pasta, Carlos Alves, comentou sobre a importância da intervenção.
A Prefeitura Municipal de Nova Ubiratã também se manifestou. “É com imenso pesar que a Prefeitura informa o falecimento de José Thaysson, competidor de rodeio.
Não existem mais publicações para exibir.