Quase 100 pessoas estão em abrigos públicos em Cruzeiro do Sul devido à enchente do Rio Juruá

As pessoas foram retiradas de casa e abrigadas pela prefeitura em duas escolas municipais.

Quase 100 pessoas já estão em abrigos públicos em Cruzeiro do Sul devido à enchente do rio Juruá, que nesta quinta-feira, 20, alcança 13,73 metros. As pessoas foram retiradas de casa e abrigadas pela prefeitura em duas escolas municipais.

Na Escola Madre Adelgundes Becker, no bairro do Miritizal, estão 14 famílias indígenas da etnia Huni Kuin, com um total de 72 pessoas. Na Escola Corazita Negreiros, no bairro da Cobal, são 6 famílias, somando 22 pessoas, com um total de 94 pessoas nas 2 unidades de ensino.

A gestão dos abrigos é feita pela prefeitura, por meio da secretaria de Assistência Social e Cidadania. “Na Escola Corazita Negreiros temos uma criança recém-nascida. Na Madre Adelgundes estamos com essa comunidade indígena acolhida com um cuidado especial, porque têm uma alimentação diferenciada, tem toda uma cultura. Nós estamos contando também com a equipe da Funai que está nos auxiliando no cuidado e na atenção dessas famílias”, conta a secretária Milca Santos, que cita o acompanhamento e atendimento garantidos nos abrigos.

“Essas famílias chegaram, algumas sem documentos, estamos providenciando a documentação delas. Estamos com a equipe técnica com psicólogos, assistentes sociais, os serviços também do Creas para ter certeza que nós não estamos tendo nenhuma situação de violência contra criança ou maus tratos, ou algo parecido. Temos também atividades culturais e pedagógicas e estamos oferecendo alimentação, refeições, café, almoço, janta e também tem uma instituição social que está fazendo lanche, está sendo oferecido lanche às 4 horas da tarde, de forma que nós estamos procurando deixar as famílias da maneira mais confortável. Estamos contando com os serviços de todas as secretarias de Cruzeiro do Sul nesse atendimento a essas famílias que estão em situação de abrigo sob a liderança do prefeito Zequinha Lima”, relata.

Logística e Socorro

As equipes da Defesa Civil Municipal e Corpo de Bombeiros contam com 26 embarcações e veículos para atuar no monitoramento das áreas e retirada das famílias.

As pessoas que precisarem de assistência podem fazer contato com a Defesa Civil Municipal pelo número (68) 3965-6237, que está disponível 24 horas. O 193 do Corpo de Bombeiros, também pode ser acionado

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O caso ganhou ainda mais repercussão após relatos semelhantes surgirem em municípios vizinhos, como Porto Walter e Rodrigues Alves, o que indica que o objeto pôde ser visto de diversos
A população também tem a opção de antecipar o pagamento.
Seguindo uma tradição de consumo de pesca nesse período, as edições de feira ocorriam periodicamente durante o feriado, entre os dias 15 e 18 de abril, fomentando a economia local
Os animais encontrados em locais residenciais e espaços públicos foram capturados com a devida cautela
A droga estava escondida em sacos de fibra dentro de um compartimento vazio de três balsas que transportavam petróleo vindo do Peru
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo atingir até 50 mm no acumulado do dia.
Apesar do envio de reforço, passageiros criticaram a falta de comunicação e de planejamento para períodos de maior movimento, como os feriados prolongados.
Via Sacra em Cruzeiro do Sul emociona fiéis com fé, reflexão e compromisso com o meio ambiente
Não existem mais publicações para exibir.