Sebrae aposta na bioeconomia como caminho para o desenvolvimento sustentável no Vale do Juruá

Francinei Santos destacou o potencial da região para transformar produtos naturais em fontes de renda sustentável, gerando oportunidades e promovendo o uso responsável dos recursos da floresta.

O Sebrae tem fortalecido o conceito de bioeconomia como estratégia de desenvolvimento para o Vale do Juruá, região que abriga 85% de cobertura florestal e concentra alguns dos maiores ativos da sociobiodiversidade do Acre. Durante a Expoacre Juruá 2025, o analista técnico Francinei Santos destacou o potencial da região para transformar produtos naturais em fontes de renda sustentável, gerando oportunidades e promovendo o uso responsável dos recursos da floresta.

“Acreditamos que o Vale do Juruá tem vocação natural para liderar a bioeconomia no Acre. Produtos como o açaí, que já possui selo de indicação geográfica em Feijó, os óleos vegetais, o mel, as essências e os cosméticos naturais fazem parte de cadeias produtivas com grande valor agregado”, afirmou Francinei.

Além de atuar com produtos que já estão consolidados, o Sebrae se prepara para investir na estruturação de novas cadeias promissoras, como a do cacau, apontado como o próximo destaque da região, ao lado da crescente cafeicultura.

Francinei explicou que o Sebrae trabalha em parceria com instituições como a Funtac, a Secretaria de Agricultura (Seagri), o Senar e outras entidades. “Nosso objetivo é capacitar e dar suporte técnico a pelo menos mil produtores rurais. Oferecemos consultorias, treinamentos, acesso a mercado e estratégias de inovação, para que os produtos bioativos da região possam conquistar espaço nos mercados local, nacional e internacional”, completou.

A atuação integrada visa transformar o potencial florestal do Juruá em desenvolvimento sustentável, garantindo renda para as famílias extrativistas e agricultores, ao mesmo tempo em que valoriza a floresta em pé. A bioeconomia, segundo Francinei, é uma oportunidade real de conciliar conservação ambiental com crescimento econômico para o Acre.

Redação Jurua24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Segundo o secretário, além dos estandes fixos, outros setores da feira também contribuíram fortemente para a movimentação econômica
O governador destacou ainda o papel estratégico da feira para o fortalecimento da economia e do empreendedorismo regional.
Wesley Safadão sobe ao palco às 22h, prometendo encerrar a feira com um mega show.
Para ela, o casamento no papel não veio tarde. “Não acho que demorou muito, não. Veio na hora certa. Foi Deus quem preparou.”
Os dois se conheceram de forma bem atual: por meio do Facebook.
Na primeira potagem, na madrugada deste domingo, 6, ele disse que não estava conseguindo dormir.
Diretamente do estado do Acre, nessa cidade linda de Cruzeiro do Sul pela primeira vez.
O episódio vai ao ar no dia 17 de agosto de 2025, e qualquer informação antecipada pode comprometer a surpresa do quadro.
Não existem mais publicações para exibir.