Mesmo com o passar do tempo e as mudanças nos costumes, em Cruzeiro do Sul ainda há quem preserve as tradições da Semana Santa com fé e respeito. Nesta quinta-feira (17), nossa equipe conversou com a moradora Maria Valderliz Silva, que compartilhou como vive esse período religioso dentro de casa.
“A partir de hoje eu não como mais carne, só peixe. Na sexta-feira eu também não penteio meu cabelo, é tradição. E nesse dia eu peço bênção pra minha mãe de joelhos”, disse Maria, ressaltando a importância desses gestos que herdou dos mais velhos.
Ela também comentou com pesar que muitos já não seguem mais essas práticas como antes: “Infelizmente hoje em dia muita gente esqueceu o respeito e as tradições da Semana Santa. Eu faço minha parte, como aprendi desde criança”.
A Semana Santa, especialmente na quinta e sexta-feira, ainda é marcada por momentos de reflexão, silêncio e fé para muitas famílias da região. Entre procissões, jejuns e orações, a memória cultural e religiosa segue viva na vida de pessoas como Maria Valderliz.
Redação Juruá24horas