Aluno Acreano do Ifac Destaca-se Internacionalmente com Pesquisa sobre Educação Matemática e História dos Seringais

O trabalho, orientado pelo professor Paulo José dos Santos Pereira, do campus Rio Branco do Ifac, foi apresentado no XXII Seminário Temático Internacional em São Luís (MA), em maio deste

João Felipe de Almeida Correia, ex-aluno do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Acre (Ifac), conquistou um marco significativo para a educação matemática do estado. Ele foi o único acreano indicado para publicar sua pesquisa científica na revista Acervo (Qualis A3), vinculada ao grupo de pesquisa “História da Educação Matemática”.

A pesquisa de João Felipe, que atualmente é mestrando no programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Acre (MPECIM/Ufac), explora a metodologia de ensino sobre números inteiros, aplicada a estudantes da Escola Estadual Serafim da Silva Salgado. A abordagem utilizada envolveu a história dos seringueiros e o sistema de dívidas nos barracões dos seringais acreanos.

O trabalho, orientado pelo professor Paulo José dos Santos Pereira, do campus Rio Branco do Ifac, foi apresentado no XXII Seminário Temático Internacional em São Luís (MA), em maio deste ano. O evento, organizado pelo grupo de pesquisa GHEMAT Brasil, teve como tema central a produção, circulação e apropriação da Matemática para o ensino e formação de professores no século XXI.

João Felipe enfatiza a importância do seminário para sua trajetória acadêmica e profissional: “Foi a primeira vez que participei do evento e percebi o quanto é gratificante produzir discussões atuais e difundir conhecimentos profissionais. Isso contribuiu significativamente para minha carreira.”

Intitulado “O barracão: trabalhando números inteiros diante da formação histórica e sociocultural do estado Acre”, o estudo de João Felipe aborda a interdisciplinaridade entre matemática e história, destacando a simulação de anotação de dívidas dos seringueiros e a aplicação prática de cálculos matemáticos com números inteiros.

O professor Paulo José dos Santos Pereira, além de orientar João Felipe e outros estudantes, também coordenou uma sala de comunicações científicas no evento e viu com orgulho todos os seis trabalhos sob sua orientação serem publicados nos anais do GHEMAT Brasil, com um deles indicado para a revista Acervo.

Outro destaque do Ifac no seminário foi o estudante Eduardo Rodrigo Pessoa Silva, também do curso de Licenciatura em Matemática, que apresentou resultados do projeto de extensão “II Jornada Formativa de Educação em Ciências e Matemática do Acre”, promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas de Formação de Professores que Ensinam Ciências e Matemática (FORPROCIM).

As conquistas de João Felipe e Eduardo são reflexos da dedicação e do incentivo ao ensino e à pesquisa científica no Acre, colocando o estado em destaque na comunidade acadêmica nacional e internacional.

Redação com informações de Instituto Federal do Acre e GHEMAT Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A aplicação será feita pelo Instituto Nosso Rumo, responsável pela organização do certame.
Atualmente morando em Itajaí, Santa Catarina, com a mãe e o irmão, Stephane faz parte da Jordan Dance School, grupo com o qual conquistou a classificação para o campeonato
Desde o ano 2000, a Gol de Placa se tornou referência na formação esportiva e cidadã de crianças e adolescentes no município.
A primeira etapa da obra já foi concluída e está em pleno funcionamento. A segunda etapa também já teve início e segue em execução.
A suspeita é de que as chamas tenham sido causadas por um curto-circuito na parte elétrica do estabelecimento
Criado por Anderson Dutra, professor da zona rural, o projeto já alcança mais de um milhão de visualizações nas redes sociais com vídeos de pescarias, acampamentos e aventuras na Amazônia.
Segundo Delcimar Leite, a implantação do sistema é um passo estratégico para superar os desafios da gestão municipal
A iniciativa faz parte de um investimento do Governo Federal, que destinou R$ 9 milhões para apoiar 858 famílias da reforma agráriaA iniciativa faz parte de um investimento do Governo
Não existem mais publicações para exibir.