Distrito Sanitário Indígena do Alto Rio o Juruá realiza ação de prevenção de doenças no Alto Envira

A iniciativa inclui o mapeamento das aldeias por meio de visitas domiciliares

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Juruá iniciou uma ação de prevenção de agravos e doenças no território indígena do Alto Envira. A atividade é coordenada por Isaac Piyko, com atuação direta do Núcleo 5 e apoio dos Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN).

A iniciativa inclui o mapeamento das aldeias por meio de visitas domiciliares, onde são realizados atendimentos conforme a realidade de cada comunidade.

Entre as principais ações desenvolvidas estão o monitoramento de infecções diarreicas e respiratórias agudas, a identificação de possíveis surtos e o tratamento precoce de agravos com o objetivo de evitar complicações e óbitos.

As equipes também realizam atividades educativas voltadas à saúde, levando em conta os principais problemas da região. A busca ativa de sintomáticos respiratórios é outra medida adotada para conter a disseminação de doenças.

De acordo com o DSEI, a atuação contínua nas comunidades visa fortalecer a atenção básica e garantir resposta rápida frente a situações de risco à saúde da população indígena.

Jurua24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Retificação da Situação do Aluno é etapa essencial para assegurar informações confiáveis no sistema educacional brasileiro
Acidente ocorreu na tarde desta terça-feira (8) e envolveu uma ambulância e um Fiat Pálio nas proximidades do Ramal 7
Militares e civis foram atendidos por inalação de fumaça e desidratação, mas sem registros de queimaduras graves
O incidente foi registrado por volta das 12h41, levando à ação imediata do Corpo de Bombeiros, que deslocou um total de 41 militares, além de 40 profissionais de outras instituições
Os espaços poderão funcionar em unidades básicas de saúde (UBS), UPAs ou locais adaptados, como auditórios, bibliotecas, refeitórios, tendas ou contêineres.
De acordo com Petecão, outros municípios, como Marechal Thaumaturgo e Plácido de Castro, também poderão ser contemplados com recursos adicionais.
O médico Miguel Washington, que atendeu a ocorrência, informou que as pessoas atendidas inalaram bastante fumaça.
O corpo do vigilante foi levado para Cruzeiro do Sul, onde está sendo velado na casa da mãe da vítima. O sepultamento está previsto para acontecer por volta das 16h30
Não existem mais publicações para exibir.