FAB abate avião venezuelano suspeito de tráfico de drogas na Amazônia

Aeronave invadiu espaço aéreo brasileiro, desobedeceu ordens de pouso e foi classificada como hostil

A Força Aérea Brasileira (FAB) abateu, na manhã desta terça-feira (11), uma aeronave venezuelana suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas. O avião entrou ilegalmente no espaço aéreo brasileiro e desobedeceu às ordens de pouso forçado.  

Após tentativas de interceptação, tiros de detenção foram disparados, fazendo com que a aeronave caísse em uma área de floresta próxima a Manaus (AM). Dois ocupantes foram encontrados mortos no local, e um carregamento de drogas foi apreendido pela Polícia Federal (PF), que atuou na operação junto com a FAB. A quantidade de entorpecentes ainda está sendo avaliada.  

De acordo com a FAB, o avião não possuía identificação e foi detectado invadindo o espaço aéreo nacional. Seguindo os protocolos de defesa, os militares iniciaram “medidas de averiguação” para identificar a procedência da aeronave.  

O procedimento adotado está previsto no Decreto nº 5.144/2004, que regulamenta a chamada “Lei do Abate”. As ações incluem tentativas de comunicação, ordens de mudança de rota e, em casos extremos, o uso da força.  

Após ignorar as ordens de pouso em um aeródromo na Amazônia, o avião recebeu tiros de aviso. Ainda assim, seguiu o voo irregular, sendo então classificado como “hostil”

Nesse estágio, os militares executaram o Tiro de Detenção (TDE), uma medida extrema para impedir a continuidade do voo ilícito.  

“Essa medida é utilizada como último recurso, após a aeronave interceptada descumprir todos os procedimentos estabelecidos e forçar a continuidade do voo ilícito”, destacou a FAB em nota oficial.  

Nos últimos anos, a FAB tem intensificado operações contra aeronaves suspeitas de tráfico de drogas na região amazônica, rota estratégica para o transporte de entorpecentes. O episódio reforça o uso dos protocolos de defesa aérea para conter crimes transnacionais que utilizam o espaço aéreo brasileiro.  

A Polícia Federal segue investigando a origem do avião e possíveis conexões do tráfico internacional com redes criminosas atuantes no Brasil.  

Jurua24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Candidatos aprovados para diversos cargos devem cumprir etapas de inspeção médica e entrega de documentos até 5 de maio
Processo é para cadastro de reserva no Colégio de Aplicação, com salários de até R$ 4,4 mil.
De acordo com o relato da mãe, a filha, de 19 anos, teria sido vítima do crime, supostamente praticado pelo tio dela.
Município adotou medidas urgentes para enfrentar os danos causados pelas enchentes, com ações de assistência à população e dispensa de licitação para ações emergenciais.
Corpo de Vaval, foi levado dentro de uma rede até a casa da irmã, onde foi colocado em uma tábua até que ela conseguisse um caixão por meio da assistência
Em março, o rio já havia transbordado, atingindo 13,79 metros e desabrigando 34 famílias em Cruzeiro do Sul.
Capital Rio Branco também apresenta sinal de crescimento na incidência de SRAG; vírus sincicial respiratório é principal causador.
Alagamentos são comuns nessa época do ano na região, mas especialistas alertam que oscilações vêm se tornando cada vez mais extremas e frequentes.
Não existem mais publicações para exibir.