Procissão dos Navegantes abre Novenário de Nossa Senhora da Glória em Cruzeiro do Sul

O bispo também explicou que a ideia da procissão fluvial surgiu da própria Colônia de Pescadores e que, com o apoio da Marinha do Brasil, foi possível organizar o evento.

Na tarde desta segunda-feira, 5, a Procissão dos Navegantes deu início a mais uma edição do Novenário de Nossa Senhora da Glória em Cruzeiro do Sul, no Acre. A procissão partiu da Comunidade São Leopoldo, na Praia Grande, e contou com a participação de barcos da Marinha do Brasil, pescadores e outros devotos, que carregavam a imagem de Nossa Senhora da Glória.

Dom Flávio Giovenalli, Bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, destacou a importância dos rios para a região e para os 12 municípios que compõem a diocese. “Todos eles têm muita importância nos rios. Só lembrar que até o nome da nossa região é Alto Juruá. Então, o Juruá e todos seus afluentes são importantes. Tem muita gente que vive e trabalha na agricultura, na pesca, nos alimenta com seu trabalho. Muita gente que vive, muita gente que faz os transportes das mercadorias. Só pensar agora na preocupação que se tem para Porto Walter e Marechal Thaumaturgo com o rio tão seco. Que até para o abastecimento de coisas essenciais fica muito complicado”, afirmou Dom Flávio.

O bispo também explicou que a ideia da procissão fluvial surgiu da própria Colônia de Pescadores e que, com o apoio da Marinha do Brasil, foi possível organizar o evento. “Este ano foi ainda poucas pessoas. Mas é uma semente que se lança. E, se Deus quiser, nos próximos anos irá crescer bem”, concluiu.

Celene Lourenço, devota de Nossa Senhora, ressaltou a importância deste dia para os fiéis católicos e a emoção de participar da abertura do Novenário de uma forma diferente, com uma barqueata. “A Igreja Católica, a diocese de um modo geral, está resgatando um trabalho antigo que os ribeirinhos faziam, vindo para cá, cada um nos seus barcos, para assistir ao Novenário. As pessoas vinham, traziam porco, galinha, para comerem e também para o leilão de Nossa Senhora da Glória. Então, hoje, a gente relembra tudo isso, é como um filme passando na cabeça da gente”, compartilhou Celene.

Ela também recordou sua infância, quando vinha do seringal para a cidade participar do Novenário, e enfatizou a felicidade com o resgate dessa tradição pela diocese. “Nós cruzeirenses estamos de parabéns com o trabalho da diocese, buscando que os fiéis participem mais, que venham mais para o Novenário de Nossa Senhora da Glória. Eu era uma dessas fiéis, criança ainda, que vinha do seringal para a cidade para participar. A gente vinha, passava a semana do Novenário. Era muito bom, a gente ficava animado”, disse Celene, que mantém a tradição de participar do Novenário até hoje.

A Procissão dos Navegantes marca o início de uma semana de celebrações e atividades religiosas, reforçando a devoção dos fiéis e a importância das tradições culturais na região do Alto Juruá.

jurua24horas

Veja também

Mesmo com os dias difíceis e as corridas em menor número, Luciene continua firme, rodando pelas ruas de tijolo de Porto Walter, mostrando que coragem e força de vontade não
Durante o evento, o senador Alan Rick anunciou a destinação de recursos adicionais para a construção de uma piscina, estrutura não prevista no projeto original.
Para a ex-primeira-dama, uma ponte de menos de 100 metros de extensão poderia transformar a realidade de centenas de moradores.
A celebração atrai também visitantes de diferentes regiões do Brasil e de outros países, interessados em vivenciar e respeitar a cultura viva dos povos originários da floresta.
Chico precisa de um local onde possa receber amor, atenção e cuidados especiais, algo que nunca teve de forma digna.

O estado do Acre foi contemplado com 110 vagas no Projeto Nós na Rede, iniciativa do Departamento de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Desmad), do Ministério da Saúde, em

A fase final dos Jogos Escolares 2025 será concluída com o torneio de vôlei de praia, encerrando mais uma edição marcada pela participação ativa das escolas e pelo incentivo ao
O grupo pede que sejam adotadas medidas urgentes para tornar o retorno dos pacientes mais ágil e humanizado, garantindo respeito ao processo de recuperação e à dignidade das pessoas atendidas
Não existem mais publicações para exibir.