Rio Juruá Atinge 12,42 Metros e Cidade se Prepara para Possível Enchente

Com a cota de alerta estabelecida em 11,80 metros e a cota de transbordo em 13 metros, a cidade está em estado de alerta.

O Rio Juruá, que corta a cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, atingiu a marca de 12,42 metros nesta segunda-feira, 26 de fevereiro. Com a cota de alerta estabelecida em 11,80 metros e a cota de transbordo em 13 metros, a cidade está em estado de alerta.

O prefeito Zequinha Lima e todo o seu secretariado, juntamente com a Defesa Civil, estão se preparando para dar suporte às famílias que podem ser afetadas. “Hoje, fizemos uma vistoria com a Defesa Civil e o comandante do Corpo de Bombeiros para ver de perto a situação real dessa subida de 15 centímetros nas últimas 12 horas”, disse o prefeito.

Os moradores expressaram preocupação, temendo uma repetição da enchente de 2021, que foi a maior da história de Cruzeiro do Sul. “É por isso que é importante monitorar e nos antecipar ao problema que pode surgir”, acrescentou o prefeito.

A água que caiu nas cabeceiras do Rio Juruá deve passar pela cidade, o que pode levar a uma subida ainda maior do nível do rio ainda essa semana. As equipes estão em alerta e prontas para intervir, se necessário, para retirar as famílias de suas casas e levá-las para um local seguro.

Em 2021, a cidade adotou o método de usar escolas como abrigos seguros, um método que será repetido em 2024, se necessário. “O melhor local seguro que encontramos são exatamente as nossas escolas”, concluiu o prefeito.

jurua24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

De acordo com o decreto municipal nº 28/2025, a quinta-feira, 17, será ponto facultativo em virtude da Quinta-Feira Santa.
A ação segue até quarta-feira em outras igrejas.
A iniciativa foi protocolada nesta segunda-feira, 14, pelo líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), que antecipou a apresentação do requerimento em razão da articulação do governo federal
Durante a capacitação nos Estados Unidos, os militares participaram de treinamentos voltados a ações especiais e de alto risco, com o objetivo de adaptar as técnicas à realidade local.
Os jogos na vila contam com a participação das escolas Antônio Ferreira Gomes, Bráz Melo , Marcílio Nunes Ribeiro, Maria de Nazaré de Santiago e Sete de Setembro.
A motivação do homicídio ainda é desconhecida.
A ação teve como objetivo combater os crimes de roubo e atuar de forma estratégica em áreas com maior incidência de criminalidade, conforme apontado pela Análise Criminal.
A identidade da vítima ainda não foi divulgada oficialmente.
Não existem mais publicações para exibir.