Saúde notifica caso suspeito de monkeypox no Acre

Estado segue com um total de 43 casos notificados e apenas um caso confirmado A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio de Centro de Intervenções Estratégicas

Estado segue com um total de 43 casos notificados e apenas um caso confirmado

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio de Centro de Intervenções Estratégicas em Vigilância Sanitária (Cievs), notifica neste domingo, 5, um caso suspeito de monkeypox no município de Manoel Urbano.

Sendo assim, o estado segue com um total de 43 casos notificados, um confirmado, 41 descartados, um suspeito e um com perda de seguimento, ou seja, aquele que não tem registro de vínculo epidemiológico; ou quando o paciente não realizou a coleta de exame laboratorial, ou fez, mas a amostra foi inviável; ou que teve resultado inconclusivo; ou, ainda, aquele que não teve oportunidade de nova coleta de amostra laboratorial 30 dias após o início da apresentação dos sintomas.

O que é a doença

A monkeypox, também chamada de varíola dos macacos, é uma doença zoonótica viral, transmitida para humanos por meio do contato com animal, humano infectado ou material corporal humano contendo o vírus. Foi considerada emergência de saúde pública global, em 23 de julho deste ano, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Sintomas

Erupções cutâneas, lesões em mucosas, febre, dor de cabeça, inchaço dos linfonodos (ínguas), dores nas costas, dores musculares e fadiga.

O que fazer em caso de suspeita

O atendimento para casos suspeitos está disponível em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A rede conta com insumos para coleta de amostras das lesões cutâneas para análise laboratorial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A morte foi constatada por meio de registro eletrocardiotanatográfico, método que identifica o momento exato da parada cardíaca (7h35 no horário local; 2h35 no horário de Brasília).
A informação foi divulgada pelo site TMZ.
O anel será quebrado na noite desta segunda-feira (21), no horário local, em uma cerimônia privada.
A missa, que teve início às 12h, foi celebrada pelo cardeal dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo.
Os nomes dos envolvidos não foram revelados.
O mesmo prazo vale para solicitações de atendimento especializado e para uso do nome social.
Josafá destacou a importância de ações como essa, que fortalecem os laços comunitários e levam um pouco de esperança e afeto às crianças.
A ordem se aplica a “todos os edifícios e terrenos públicos, postos militares e estações navais, embarcações navais do Governo Federal no Distrito de Columbia, em todos os Estados Unidos
Não existem mais publicações para exibir.