Na manhã desta sexta-feira, 20, o nível do Rio Juruá em Cruzeiro do Sul e em municípios vizinhos teve uma elevação significativa. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros do Juruá, Josadac Cavalcante, o rio atingiu 10,52 metros na manhã desta sexta-feira, aproximando-se da cota de alerta, que é de 11,80 metros.
O comandante explica que o aumento é em decorrência do inverno amazônico, período comum nesta época do ano. “Neste período, em toda a Amazônia, inicia-se o período chuvoso e, consequentemente, o nível dos mananciais começa a se elevar devido à quantidade de precipitação característica desta época. O Rio Juruá já começou a receber essas primeiras águas, incluindo as provenientes do Alto Juruá”, explica.
Além de Cruzeiro do Sul, os municípios de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter também registraram aumento nos níveis dos rios nos últimos dias. Mesmo com a vazante na última semana, as águas dos rios voltaram a subir no final de semana, com tendência de que esse crescimento continue nos próximos dias.
Em relação as chuvas, Josadac informou que o volume deve ser baixo, entre 5 e 20 milímetros, ficando abaixo da média climatológica para o período. “Essa anomalia negativa indica que as águas que estão elevando o nível do rio não são provenientes das chuvas nas sedes dos municípios, mas sim da parte rural, mais próxima ao Peru, e de afluentes dessa região.”
A expectativa é que o maior pico de enchente ocorra entre janeiro e fevereiro, período em que o volume das águas tende a alcançar seu ápice, o que consequentemente pode ocasionar as e enchentes.
O monitoramento do nível das águas está sendo realizado pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros. Eles alertam para que as comunidades ribeirinhas fiquem atentas às oscilações do rio, que podem impactar diretamente a vida e as atividades das populações próximas às margens.
Redação Juruá24horas