Chuva de meteoros Líridas atinge pico na madrugada desta terça

Todos os anos, a Terra passa por essas trilhas de detritos, e os pedaços de poeira e rocha criam exibições coloridas e brilhantes no céu à medida que esquentam e

Foto: CNN Brasil

A chuva de meteoros Líridas (ou Lyridas) atinge o pico na madrugada de segunda (21) para terça-feira (22) e poderá ser vista do Brasil todo – caso as condições de visibilidade do céu estejam boas.

As estrelas cadentes causadas pela chuva já cortam o céu do país desde 14 de abril, data em que nosso planeta começou a atravessar a região de detritos deixados pelo cometa Tatcher (C/1861 G1). O ápice ocorre nesta semana, mas os meteoros seguirão visíveis até o fim do mês.

Os meteoros são restos de asteroides quebrados e partículas de cometas que se espalham em trilhas de poeira orbitando o Sol. Todos os anos, a Terra passa por essas trilhas de detritos, e os pedaços de poeira e rocha criam exibições coloridas e brilhantes no céu à medida que esquentam e se desintegram na atmosfera terrestre.

Como observar a chuva de meteoros Líridas?

O melhor momento para observar a Líridas será durante a madrugada de terça-feira (22), por volta das 2h da manhã, já que o radiante – ponto no céu do qual os meteoros parecem se originar – estará mais alto no céu, na direção norte.

A chuva leva este nome pois pode ser localizada próxima à constelação de Lyra no céu.

Chuvas de meteoros precisam ser vistas em locais muito escuros, já que até a luz da Lua pode atrapalhar sua visualização no céu.

Normalmente, esses fenômenos não exigem nenhum equipamento como telescópio ou binóculo, mas é importante ressaltar que a visibilidade do céu pode ser comprometida se a lua estiver cheia ou quase cheia, a depender do período do mês.

Dicas para observar melhor uma chuva de meteoros:

Segundo portal Time And Date, tudo que você precisa é de um céu claro, sem nuvens e bastante paciência. Além, é claro, de saber se está olhando para o local certo no céu — um mapa interativo de algum aplicativo para observação astronômica pode ajudar nisso.

  • Encontre um local de observação isolado, longe das luzes da cidade. Uma vez no local, seus olhos podem levar de 15 a 20 minutos para se acostumar com o escuro.
  • Leve um cobertor se fizer frio no local ou uma cadeira confortável com você, pois observar meteoros envolve o tempo de espera.
  • Depois de encontrar seu local de observação, se deite no chão e olhe para o céu. Um mapa interativo deve ajudar a encontrar a direção do radiante. Quanto mais alto o radiante estiver acima da linha do horizonte, mais meteoros você provavelmente verá.
  • As chuvas de meteoro costumam ter origem no ponto onde se encontra o radiante, mas eles podem ser vistos em qualquer lugar do céu.

Por CNN Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

No entanto, a visibilidade do fenômeno depende das condições do céu e da intensidade da luz da lua.
O evento será realizado no dia 30 de abril, de forma gratuita, para o público na Praça Orleir Cameli, no Centro da cidade a partir das 21 horas.
Ao todo, 31 consultas médicas foram realizadas.
A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado por meio do Decreto nº 11.425, assinado pelo governador Gladson Cameli.
Iniciativa da Igreja Ministério Arca da Aliança reforça o espírito de solidariedade e renascimento que marca o verdadeiro significado da Páscoa.
A morte foi constatada por meio de registro eletrocardiotanatográfico, método que identifica o momento exato da parada cardíaca (7h35 no horário local; 2h35 no horário de Brasília).
A informação foi divulgada pelo site TMZ.
O anel será quebrado na noite desta segunda-feira (21), no horário local, em uma cerimônia privada.
Não existem mais publicações para exibir.