INSS exigirá identificação biométrica para desbloquear consignados

A determinação valia tanto para as mensalidades de filiação às entidades, quanto para empréstimos consignados.

Joédson Alves/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passará a exigir a identificação biométrica de aposentados e pensionistas que quiserem autorizar que as parcelas do empréstimo consignado sejam descontadas diretamente de seus benefícios previdenciários.

Conforme despacho publicado no Diário Oficial da União (DO) nesta segunda-feira, a medida entrará em vigor a partir do próximo dia 23.

“Todos os desbloqueios para averbação de novos empréstimos consignados somente poderão ser realizados com a biometria, na plataforma Meu INSS, validadas em bases do governo federal”, diz despacho assinado pelo presidente do instituto, Gilberto Waller Junior.

Além de se identificar, o interessado pode usar o aplicativo Meu INSS para consultar instituições financeiras e as taxas de juros para pedidos de empréstimos.

De acordo com a medida, a identificação biométrica feita por meio da verificação de características físicas como a foto ou a impressão digital dos beneficiários, atende à necessidade de avaliação do serviço de desbloqueio de benefícios para empréstimos consignados, com o objetivo de mapear vulnerabilidades operacionais e implementar medidas corretivas e aprimoramentos, garantindo maior segurança e conformidade aos processos envolvidos.

A concessão de novas autorizações automáticas para empréstimos consignados para aposentados e pensionistas está bloqueada desde o último dia 8, atendendo a uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU).

Em junho do ano passado, depois de identificar irregularidades em descontos de mensalidades associativas – lançadas diretamente na folha de pagamento de aposentados – o TCU determinou ao INSS que só permitisse as cobranças em folha em favor de organizações sociais mediante a obtenção e conferência da assinatura eletrônica avançada e dados biométricos do beneficiário. A determinação valia tanto para as mensalidades de filiação às entidades, quanto para empréstimos consignados.

Na mesma decisão, o tribunal determinou ao INSS que ressarcisse os valores cobrados indevidamente de aposentados e pensionistas, e ainda que o instituto e a Dataprev implementassem, em 90 dias, “ferramentas tecnológicas que possibilitem a assinatura eletrônica avançada e biometria para todos os termos de filiação e autorizações de descontos vigentes, bem como um sistema que permita o bloqueio e desbloqueio automático e específico para cada averbação de desconto nos benefícios pagos”.

O instituto recorreu das determinações, alegando, entre outras coisas, que as autorizações para empréstimos consignados já passavam por mecanismos de controle mais eficazes que aqueles a que são submetidas autorizações para descontos de mensalidades associativas em folha. Contudo, em maio deste ano – um dia antes do INSS anunciar o bloqueio dos consignados – o TCU negou o recurso, mantendo as determinações.

Por Agência Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O ministro lembrou que, mesmo com a retomada do status de livre de gripe aviária, a normalização das exportações de carne de frango deve ocorrer de forma gradativa.
Um dos suspeitos foi preso no local da ocorrência, enquanto os outros dois se evadiram do local.
Cerca de 53,7 milhões de pessoas em todos os municípios do país receberão o benefício.
A nova caravana deve reunir os 24 parlamentares da Aleac, que pretendem percorrer novamente trechos da estrada e cobrar providências concretas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
A dinâmica do acidente ainda será apurada para verificar as circunstâncias da colisão.
Os convocados deverão realizar matrícula para os respectivos cursos de formação até o dia 28 de maio.
O atendimento será realizado das 7h30 às 13h30, em endereços específicos nas cidades de Rio Branco, Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Senador Guiomard, Tarauacá, Porto Acre e Epitaciolândia.
A abertura do processo é fundamentada nos artigos 256, inciso III, e 261 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além dos dispositivos da Resolução nº 723/2018 do Conselho Nacional de
Não existem mais publicações para exibir.