Mulheres são maioria entre médicos pela primeira vez, mostra estudo

Em 2010, as mulheres eram 41% da população médica. As projeções indicam que, até 2035, as mulheres serão 56% do total de médicos no país.

Neste ano, as mulheres representam 50,9% dos médicos no Brasil, de acordo com o estudo Demografia Médica no Brasil (DMB), divulgado nesta quarta-feira (30). Pela primeira vez, médicas são maioria entre os profissionais.

O aumento da composição feminina na profissão é considerado expressivo. Em 2010, as mulheres eram 41% da população médica. As projeções indicam que, até 2035, as mulheres serão 56% do total de médicos no país.

No ensino de medicina, a presença feminina também tem crescido, de acordo com o estudo. Em 2010, as mulheres representavam 53,7% dos matriculados nos cursos de graduação, número que subiu para 61,8% em 2023.

Apesar de serem maioria no estudo, as mulheres predominam em apenas 20 das 55 especialidades médicas. A dermatologia lidera o ranking, com 80,6% das mulheres.

A edição, feita pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), foi realizada com o Ministério da Saúde e reúne dados nacionais e internacionais sobre formação, distribuição e atuação de médicos, com projeções para os próximos anos.

Especialidades mais comuns

Entre as 55 especialidades regulamentadas no Brasil, sete concentram 50,6% do total de especialistas:

  • Clínica Médica
  • Pediatria
  • Cirurgia Geral
  • Ginecologia e Obstetrícia
  • Anestesiologia
  • Cardiologia
  • Ortopedia
  • Traumatologia

O estudo destaque que a parcela de especialistas (59,1%) em relação ao total de médicos está pouco abaixo da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que é de 62,9%.

Por CNN Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O partido de Lupi, além do ministério, também corresponde a 17 deputados e 3 senadores no Congresso. Integrantes da legenda se disseram surpreendidos pelo anúncio na imprensa.
Os trabalhadores reivindicavam uma jornada de 8 horas e faziam manifestações contra espaços de trabalho insalubres.
Segundo o deputado, a proposta da Sefaz visa estabelecer a pauta fiscal em R$ 250 por arroba, enquanto o preço real de mercado gira em torno de R$ 220.
De acordo com a vítima, um homem, até então desconhecido, entrou no local e levou o equipamento.
A gestora da escola, Rosane de Souza, afirmou que o evento é uma forma de chamar a atenção não apenas dos alunos, mas de toda a comunidade.
De acordo com o Major Teixeira, aproximadamente 70% do efetivo de rua da Polícia Militar será empregado no policiamento do evento
o prefeito Valdelio Furtado esteve na sede do Sinteac, onde visitou o presidente da entidade, Erivan Ferreira, e aproveitou para conhecer o ponto de atendimento do LabSul
A OBA promove o desenvolvimento científico e nos dá a oportunidade de ver na prática aquilo que aprendemos na teoria.
Não existem mais publicações para exibir.