ONS determina aumento do uso de térmicas para garantir energia

O colegiado também decidiu manter o monitoramento do subsistema Sul, que teve os níveis dos reservatórios afetados por condições meteorológicas desfavoráveis nos últimos meses.

Valter Campanato/Agência Brasil

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em alinhamento com o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), solicitou a maximização da geração térmica e a prontidão das usinas. A finalidade é assegurar o fornecimento de energia para o Sistema Interligado Nacional (SIN) durante o período seco e a transição para o período úmido de 2025/2026. 

A iniciativa faz parte das medidas operativas e recomendações do ONS para manter o suprimento de energia no segundo semestre de 2025, visando o pleno atendimento às demandas de carga e potência da sociedade brasileira.

O ONS é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no SIN e o CMSE é o comitê responsável por monitorar o setor elétrico e propor medidas para garantir a segurança e a confiabilidade do fornecimento de energia. 

Recomendações
Em junho, o ONS apresentou, durante reunião ordinária do CMSE, uma série de recomendações para manter o atendimento de potência no segundo semestre e iniciar a recuperação dos níveis de armazenamento na região Sul.

Entre as propostas para reforçar o atendimento de potência estão a utilização da capacidade de modulação das usinas hidrelétricas do rio São Francisco e da UHE Itaipue a maximização da disponibilidade da geração termelétrica.

O colegiado também decidiu manter o monitoramento do subsistema Sul, que teve os níveis dos reservatórios afetados por condições meteorológicas desfavoráveis nos últimos meses. 

“Há uma perspectiva de elevação dos níveis dos reservatórios do Sul a partir de agosto, mas seguimos atentos à região. A questão do atendimento de potência no segundo semestre também se mantém como prioridade e propusemos diferentes ações que vão garantir o atendimento da demanda”, afirmou o diretor-geral do ONS, Marcio Rea.

Por Agência Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Bruno tem uma mutação genética rara, ligada ao gene KCNQ5, além de estar dentro do espectro autista severo e sofrer com epilepsia incontrolável, o que o expõe a convulsões diárias.
Um homem, identificado pelas iniciais J.S.L. e conhecido como “Chocolate” foi preso, na manhã desta quinta-feira, 3, por policiais civis da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Ele
O governo federal publicou nesta quinta-feira, 03, uma nova retificação no edital do Concurso Nacional Unificado (CNU), incluindo oficialmente as 228 cidades brasileiras que receberão os locais de aplicação das
O Instituto Federal do Acre (Ifac) anunciou, nesta quarta-feira, 2, a abertura de processo seletivo para a formação de cadastro de reserva de assistentes pedagógicos que irão compor a equipe
A noite desta quarta-feira (2) entrou para a história de Cruzeiro do Sul. O cantor Gusttavo Lima reuniu mais de 50 mil pessoas na Arena do Juruá durante a ExpoAcre
O cantor Gusttavo Lima alegrou a noite de cerca de 60 mil pessoas na 3ª noite da Expoacre Juruá 2025 nessa quarta-feira (2), em Cruzeiro do Sul, no interior do
Uma propaganda que poderia custar 15 mil reais ou mais foi feita de graça. E veio direto do palco do Embaixador.
Para o superintendente da OCB no Acre, Rodrigo Forneck, o sucesso da cooperativa é resultado de gestão e governança.
Não existem mais publicações para exibir.