Rio Juruá arrasta balseiros que se acumulam na Ponte da União e geram preocupação

De acordo com os barqueiros, a presença das madeiras dificulta a passagem das embarcações e aumenta o risco de acidentes.

O sobe e desce do Rio Juruá, que nesta quinta-feira (11), marcou 8 metros e 11 centímetros já registrou aumento significativo, chegando a 11 metros em algumas semanas, resultou em uma grande quantidade de balseiros (pedaços de madeira arrastados pela correnteza) acumulados na estrutura da Ponte da União, em Cruzeiro do Sul.  

Um leitor do site  Juruá24horas  enviou imagens e vídeos à redação, mostrando a gravidade da situação. Os balseiros, além de causar incômodo aos barqueiros que passam pelo rio, trazem sérias preocupações sobre a segurança, tanto para a navegação quanto para a própria estrutura da ponte.  

De acordo com os barqueiros, a presença das madeiras dificulta a passagem das embarcações e aumenta o risco de acidentes. Eles também alertam que, com o constante acúmulo de balseiros, a ponte pode ter sua estrutura comprometida, caso as medidas de limpeza não sejam tomadas rapidamente.  

Grande parte das madeiras que descem pelo Rio Juruá tem origem em desmatamentos realizados às margens do rio. Durante o período de cheias, a correnteza arrasta os restos de árvores e galhos para o leito do rio, causando transtornos em diversas localidades, principalmente em pontos com estruturas como a Ponte da União.  

Procurada pela equipe do site Juruá24horas, Tatiana Nobre, representante do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na região, informou que o órgão já está ciente da situação.  

“Estamos alinhando a limpeza e solicitando apoio do Deracre e do Corpo de Bombeiros para a remoção dos balseiros”, explicou Nobre.  

Enquanto o nível do rio continuar elevado, o fluxo de balseiros também persistirá, o que demanda uma ação constante para evitar que os entulhos coloquem em risco a segurança da ponte e dos barqueiros que dependem da via para suas atividades diárias.  

Redação Jurua24hroas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O Centro de Referência será um pilar essencial para oferecer acolhimento, proteção e assistência às mulheres
Amanhã, dia 23 de janeiro, às 07h, será celebrada a Missa de Corpo Presente no mesmo local.
Foi também esse resultado obtido com voluntários adultos, que levou a Valneva e o Butantan a solicitarem à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os débitos devem ser quitados e o reenquadramento solicitado até o dia 31 de janeiro de 2025.
Boletim epidemiológico revela o panorama das doenças respiratórias no estado e destaca a importância da vacinação e prevenção.
Presidente dos EUA prometeu durante campanha “fechar a fronteira no primeiro dia” que assumisse o cargo.
O extrato do Contrato de Cessão Gratuita foi publicado no Diário Oficial da União na última quinta-feira, 16.
O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 13 de fevereiro de 2025.
Não existem mais publicações para exibir.